Atentado à catedral de Bagdá: Papa pede paz

Morrem ao menos 42 sequestrados, 5 mulheres, 7 crianças e 3 sacerdotes

Diante do sangrento atentado registrado na tarde desse domingo na catedral católica síria de Bagdá, Bento XVI lançou um apelo à paz no Oriente Médio, exigindo o comprometimento das instituições nacionais e internacionais.

No primeiro encontro público com os fiéis após mais este episódio de violência no Iraque, o Papa pediu “que todos unam as forças para que termine a violência”. Ele recordou que entre os falecidos se encontravam três sacerdotes.

Segundo um responsável do Ministério do Interior do Iraque, que falou sob a condição de anonimato, o balanço do atentado contra a catedral é de “42 sequestrados assassinados, dos quais 5 mulheres e 7 crianças, 56 feridos, entre os quais 10 mulheres e 8 crianças”.

No assalto das forças de segurança para libertar os sequestrados – afirmou a mesma fonte – “morreram 7 membros dos serviços de segurança e outros 15 ficaram feridos”.

O ataque foi reivindicado na internet pelo grupo terrorista “Estado Islâmico no Iraque”, que forma parte da rede Al Qaeda. Segundo algumas fontes, 5 terroristas morreram no assalto, e 8 suspeitos foram detidos.

Ao se dirigir aos fiéis reunidos ao meio-dia na praça de São Pedro na solenidade de Todos os Santos, Bento XVI assegurou que reza “pelas vítimas desta absurda violência, que é ainda mais feroz, pois atinge pessoas indefesas, reunidas na casa de Deus, que é casa de amor e reconciliação”.

O pontífice expressou sua “afetuosa proximidade da comunidade cristã, que voltou a ser golpeada”, e alentou todos os pastores “a perseverar na fortaleza e na firmeza da esperança”.

“Perante os cruéis episódios de violência que continuam destruindo as populações do Oriente Médio, gostaria de renovar meu urgente apelo à paz: é dom de Deus, mas é também o resultado dos esforços dos homens de boa vontade, das instituições nacionais e internacionais”, disse.

(Jesús Colina)

ZENIT, 02/11/2010

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.