Bagdá (Rádio Vaticano, 09/11/2012) – A Assembléia dos Bispos Católicos do Iraque esteve reunida em seu encontro anual nos dias 6 e 7 de novembro, na cidade da Ankawa.
Os prelados discutiram vários temas pastorais ligados às Igrejas particulares, a aplicação da Exortação Apostólica “Ecclesia in Medio Oriente”, os temas do Sínodo para a Nova Evangelização e para o Ano da Fé lançados por Bento XVI em 11 de outubro.
Em comunicado referido pela Agência Fides, os bispos iraquianos exortam todos os partidos políticos a deixar de lado interesses particulares e confessionais e a “dar início a um diálogo corajoso e sincero respeitando os direitos de todos os componentes da sociedade e o pluralismo”.
O desejo dos bispos é que a “religião se mantenha distante dos conflitos políticos”. “Os bombardeamentos, as mortes e as destruições causadas em nome da fé,- prossegue o comunicado-, ofendem a Deus e deformam o credo religioso”.
A Assembléia episcopal também alertou para a contínua emigração de cristão do Iraque, conclamando-os a “permanecer ligados à própria terra de origem e a participar de sua construção, a exemplo do que fizeram seus pais.” Os bispos esperam que uma melhora nas condições de justiça e respeito pela dignidade humana, limite a emigração e encoraje os migrantes a retornarem.
Os prelados também mostraram preocupação pela situação na Síria, pedindo que as reformas pedidas pela população sejam realizadas de forma pacífica, através de um diálogo construtivo e não com violência e destruição.
Por fim, o documento convida os fiéis do Iraque a revigorarem a fé e a esperança e a rezar para que a paz e a estabilidade retornem ao País, e assim possa viver em liberdade, dignidade e alegria. (JE)