As luzes da Árvore de Natal da Praça São Pedro foram acesas durante uma cerimônia presidida pelo Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo: a árvore é um abeto vermelho de 34 metros de altura e 93 anos de idade.
Acompanharam a árvore outros 50 abetos da mesma região que foram colocados em diversos lugares do Vaticano.
No discurso que fez ontem de manhã às autoridades civis e religiosas da região de Bolzano, Bento XVI, agradeceu o presente, e observou que serão muitos os peregrinos e turistas provenientes de todo o mundo que terão ocasião de contemplar esta árvore intensamente iluminada, como “significativo símbolo da luz que Cristo, com o seu nascimento, trouxe à humanidade”.
“Ter fé n’Ele significa acolher em si próprio a luz que é Cristo Jesus”, assinalou o Papa em declarações reunidas pela Rádio Vaticano em seu website português.
“A árvore de Natal enriquece o valor simbólico do presépio, – disse o Papa – que é uma mensagem de fraternidade e de amizade; um convite à unidade e à paz; um convite a dar lugar, na nossa vida e na sociedade, a Deus, o qual nos oferece o seu amor onipotente através da frágil figura de um Menino, porque quer que ao seu amor nós respondamos com o nosso amor”, recorda a nota da RV.
“O presépio e a árvore de Natal transmitem, portanto, – disse Bento XVI -, uma mensagem de esperança e de amor, e ajudam a criar o clima propício para viver na justa dimensão espiritual e religiosa, o mistério do Nascimento do Redentor”.
O Santo Padre concluiu suas palavras fazendo um sentido agradecimento ao prefeito de Naz-Sciaves pelo fato de querer conferir-lhe a cidadania honorária em recordação à sua avó materna que era natural da localidade Rasa, distrito daquele município.