Arcebispo de Homs, na Síria, relata acontecimetos em seu país e pede ajuda

Belo Horizonte (Sexta-feira, 28-09-2012, Gaudium Press) – Dom Teofilos Georgeos Kassab, arcebispo de Homs, importante cidade da Síria, correspondendo-se com Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, narra as dificuldades enfrentadas pela Igreja local e pede orações para todo o povo do país.

 Dom Teofilos Georgeos Kassab

Segundo o relato de dom Georgeos, a catedral de Homs foi destruída pelo conflito, assim como a paróquia local e a residência do arcebispo. "A destruição também atingiu o Lar da Esperança Beit Al Amal que acolhe pessoas com necessidades especiais e a Casa dos Estudantes", conta.

O arcebispo sírio contou que "as casas dos paroquianos, na cidade antiga de Homs, onde fica a maioria dos cristãos, foram destruídas". Sem onde morar, as vítimas do conflito estão procurando ajuda em abrigos nas aldeias ao redor de Homs, como Zaidal e Fairouzeh, ou nas montanhas, onde a maioria dos habitantes é cristã. "A situação dessas pessoas é de ferir o coração", lamenta o arcebispo de Homs.

Apesar de ter sido gravemente atingida pelo conflito, a Igreja Católica local encontra forças para oferecer ajuda à população desabrigada: "Com a ajuda de nossos padres, estamos visitando essas famílias e oferecendo alguma pequena ajuda financeira. Além disso, oferecemos alimentos, produtos de limpeza, higiene e medicamento. Nós continuamos nossa missão e nosso apoio humanitário para tentar aliviar essa vida dura e de sofrimento", explica dom Georgeos em sua carta.

No fim da mensagem, o arcebispo de Homs pede orações pelo povo sírio.

A arquidiocese de Belo Horizonte organiza desde julho a campanha "Juntos pela Síria", para ajudar vítimas do confronto que ocorre naquele país há mais de um ano. A Campanha tem como objetivo angariar recursos para a compra de alimentos e gêneros de primeira necessidade. As doações serão enviadas à Igreja da Síria que tem promovido iniciativas de assistência aos desabrigados. (JS)

Com informações da Arquidiocese de belo horizonte

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.