Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Jönck, aniversaria

No dia 10 de julho, o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, completa 66 anos de vida. Ele celebra o aniversário na casa da Associação Padre Augusto Zucco (APAZ), em Barreiros, São José, com um almoço para o clero.

Quem desejar oferecer um presente, ele mesmo pede que seja em dinheiro, pois doará para o Fundo de Apoio aos Padres Idosos/Doentes, da Arquidiocese.

Biografia

O Arcebispo Metropolitano nasceu em 10 de julho de 1951, no município de Vidal Ramos, Santa Cataria. Entrou para a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), no ano de 1972, sendo ordenado sacerdote em 17 dezembro de 1977, também em Vidal Ramos.

Cursou os estudos secundários no Seminário Menor São José, Rio Negrinho, e depois em Corupá. O curso de filosofia foi no Convento Sagrado Coração de Jesus, Brusque. A teologia, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Taubaté, São Paulo. Formou-se em Educação na Faculdade de Filosofia de Varginha, Minas Gerais. Em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, fez psicologia.

O arcebispo foi diretor do Seminário São José, em Rio Negrinho; formador no Convento Sagrado Coração de Jesus, de Brusque; vigário paroquial e pároco na cidade de Varginha e pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville.

A ordenação episcopal aconteceu no dia 16 de agosto de 2003, pelas mãos de Dom Eusébio Oscar Scheid. Tem como lema episcopal: “Maximus amor pro amicismori” (Amar é dar a vida).

Em 11 de junho de 2003 foi nomeado bispo titular de Gemellae in Byzacena e auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Em 26 de maio de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina, da qual tomou posse no dia 18 de julho, na Catedral Diocesana da cidade. Dom Wilson também foi presidente da CNBB-Regional Sul IV.

A posse como arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis se deu em 15 de novembro de 2011.

 


Carol Denardi
Assessora de Comunicação
Arquidiocese de Florianópolis
(48) 3224-4799| (48) 9665-0590
www.arquifln.org.br

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.