No dia 06 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor e 1ª sexta feira do mês, a Comunidade Católica Arca da Aliança em Blumenau promoveu o Dia D na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Água Verde.
Membros da Arca e encarregados dos seus diversos setores deslocaram-se para as dependências daquela comunidade paroquial para estarem mais próximos das famílias, dos jovens, das crianças, dos doentes, de toda a comunidade. Seu grande objetivo: divulgar a espiritualidade, os projetos evangelizadores da Arca, sobretudo seu carro-chefe atualmente, a Rádio Blumenau Arca da Aliança.
Maravilha da tecnologia de hoje: esta foto (acima) mostra o estúdio móvel da Rádio: aí está a aparelhagem que permite a transmissão direta e qualificada da programação da emissora de qualquer paróquia da nossa Diocese.
Quem ouve a rádio poderia imaginar que naquele dia, no pátio da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, estivesse estacionado um ônibus ou outro veículo transportando a poderosoa unidade móvel.
No entanto, naqueola ocasião, quem chegava à Paróquia da Água Verde, inevitávelmente perguntava: "Onde está a Rádio?"
Liggada com o estúdio central, situado à Rua Amadeu da Luz, próximo à Prefeitura de Blumenau, durante todo aquele dia, a unidade móvel da Rádio Blumenau Arca da Aliança, levava ao ar toda a sua programação normal.
"Arca em sua casa", "Programa dos sócios", "Entre amigos", "Terço da misericórdia", são partes da grade de programa transmitidas ao vivo do escolhido local.
Giovani, casado com Luciana, membros internos da Arca, um dos Casais Diretores da Rádio comanda o programa "Entre Amigos" diariamente, das 14h às 15h.
Para o almoço, reúne-se toda a equipe envolvida no Dia D. Então se pode verificar quanta gente se envolve nessa bonita iniciativa evangelizadora. São famílias daquela comunidade paroquial, responsáveis pela emissora católica, membros da Arca. Na foto acima ainda faltam alguns que, nomomento, não estavam prsentes.
Intercessão, oração pelas pessoas enfermas e necessitadas fazem parte das importante atividades do dia.
Pe. Paulo Barbosa de Araújo, dinâmico e estimado pároco da Paróquia da Água Verde é um dos grandes entusiastas da Rádio Blumenau Arca da Aliança e da própria Comunidade Arca. Por este apoio, a Rádio está em sua comunidade paroquial pela segunda vez com o Dia D.
No fim do dia, às 20h, a programação se encerra com a santa missa por ele presidida na Igreja Matriz, com a participação de toda a comunidade e transmitida pela Rádio.
Pe. Paulo deixa extravasar toda a sua alegria de viver e ser sacerdote especialmente no programa "Paz na noite", que semanalmente anima na Rádio Blumenau, durante quase duas horas, todas as segundas-feiras, diretamente dos estúdios da prestigiosa emissora.
Para Pe. Paulo "o Dia D nas paróquias torna-se sinal de Deus para muitas pessoas". Continua ele: "Além de despertar o povo para a missão da Arca, anima também a vida de fé na paróquia". "A Arca – diz o pároco – viveu em Blumenau fazendo brilhar a luz de Jesus aos poucos. Agora com a Rádio, envolve mais o povo e aumenta o brilho da evangelização, tornado-se um grande foco da luz de Jesus para o mundo".
O Dia D inclui um bazar diversificado no salão paroquial, onde a comunidade encontra literatura católica, objetos de devoção, roupas e etc.
O que mais impressiona, em todo o ambiente do Dia D, é o espírito de família e a alegria espelhada no sembrante dos voluntários e voluntárias aderentes ao projeto. Mesmo a Maria Fernanda, recém-nascida de dois meses, estreitada ao colo pela sua irmã Camila, filhas do casal Alírio e Judite Serafim, ela, a pequena, também esboça seu alegre sorriso.
Paulo Serafim deixa o trabalho da sua confecção, que funciona em casa, e, com toda a família, durante todo o Dia D, vem colaborar voluntariamente. Casado há dezesseis anos com Judite, têm três filhas: Camila (13 anos), Juliana (10) e Maria Fernanda (2 meses e meio).
Residindo próximo à igreja do Perpétuo Socorro, Paulo, faz questão de dizer que "logo que soube da notícia da rádio católica, comecei a apoiar integramente o projeto". Lamenta ele que "muitos católicos ainda não se deram conta da importância da Rádio para a nossa Igreja e para toda a comunidade".
Com toda a sua família ali trabalhando, Paulo Serafim representa a calorosa acolhida da Arca e sua Rádio por parte de toda a comundidade paroquial da Água Verde.
Aos domingos, a partir das 7h30, a santa missa é levada ao ar pela Blumenau/Arca da Aliança diretamente da suntuosa igreja matriz.
Carolina e Carla são duas jovens que recentemente emitiram seu compromisso solene de consagração total a Deus e aos irmãos na Arca da Aliança. Exercem tarefas de coordenação na Comunidade, animam programas na Rádio, fazem visitas missionárias nas famílias, animam encontros de crianças, adolescentes e jovens.
No Dia D, dispõem-se também a lavar a louça da refeição como ato de amor a Jesus e aos voluntários e voluntárias e todos que fazem acontecer o Dia D.
Para Carol, o grande objetivo do Dia D é "a divulgação da Rádio na Paróquia e o contato com o povo do bairro", pois "a programação acontece normalmente, ao vivo, ali, com os locutores".
As paróquias de Blumenau e de toda a nossa Diocese podem solicitar o Dia D em qualquer comunidade, onde ocorra algum evento pastoral de destaque local, diocesano, eclesial. Assim, essa providencial emissora pode prestar seu valioso serviço de comunicação e, por outro lado, a Igreja pode marcar qualificada presença no desenvolvimento integral da região. Pois através dessas ondas radiofônicas, há potencialidade de atingir em torno de 50 municípíos ao redor de Blumenau.
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring
Confira outras imagens do Dia D na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_01200.php?cod_select=164
Blumenau, 09 de agosto de 2010