Anunciar o evangelho e doar a própria vida. Por Dom Rafael Biernaski

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)

[/vc_column_text][vc_separator align=”align_right” el_width=”30″][vc_column_text]Com o objetivo de animar a vida e a pastoral do Povo de Deus, desde 1970 a Igreja no Brasil celebra, em setembro, o Mês da Bíblia. Inclusive esta é a terceira urgência da Ação Evangelizadora explicitada nas suas Diretrizes Gerais. Basta caminhar por nossas comunidades, espalhadas pela Diocese, para verificar o empenho e a dedicação do nosso povo em viver a experiência de fé com a Palavra de Deus em família, na comunidade, no cotidiano da existência.

Para este ano de 2017 o tema é “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”. O lema, “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (1Ts 2,8), retirado da 1ª Carta aos Tessalonicenses, convida-nos a contemplar as experiências missionárias do Apóstolo São Paulo em suas viagens e na fundação das primeiras comunidades espalhadas pelo vasto império romano de então. Neste primeiro escrito do Novo Testamento vemos o frescor da mensagem evangélica que chega à cidade de Tessalônica, demonstrando todo o carinho de Paulo e Silvano, e o consequente testemunho da comunidade que se torna exemplo para toda aquela região. Chama-nos a atenção o afeto com que os missionários anunciam a Boa Nova de Jesus, inserindo-se na vida da comunidade, no “trabalho com as próprias mãos”.

A proximidade com os textos bíblicos, pela oração e estudo, conduz a todos nós a um encontro pessoal com o Senhor. Esta é a dinâmica presente na ação evangelizadora quando desejamos que a Leitura Orante da Palavra de Deus seja a fonte de nossa espiritualidade e anime nosso agir e nossa comunhão pastoral diocesana. Com gratidão, testemunhamos como a Palavra de Deus é anunciada e rezada, meditada e contemplada, todos os dias, como alimento indispensável no caminho de identificação com Jesus, Mestre da nossa oração.

De urgência na ação evangelizadora, a animação bíblica da vida e da pastoral passa a ser motivo de alegria evangélica, levando as comunidades a descobrirem as riquezas inesgotáveis da Sagrada Escritura. Com criatividade e dinamismo, as experiências de formação e vivência com a Leitura Orante ganham espaço nos planos pastorais, nos retiros, nos grupos de oração, na preparação para os sacramentos, nas celebrações e nos encontros pastorais.

Em especial neste mês bíblico somos todos convidados a renovar nosso compromisso de discípulos missionários de Jesus Cristo, ouvindo Sua Palavra e anunciando suas maravilhas, acolhendo-a como “luz para os nossos passos” e pedindo com amor: “Dai-me vida com a Tua Palavra” (Sl 119,37b).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.