Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
O mês de novembro tem início com a Celebração dos fiéis defuntos: “A vida dos justos está nas mãos de Deus. E eles estão em paz” (Sb 3,1.3). E ao contemplarmos a “multidão em vestes brancas, lavadas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,9.14) na Solenidade de Todos os Santos e Santas, celebramos a graça universal salvadora de Deus e os valores do Seu Reino. Também neste mês as Paróquias e Comarcas preparam suas avaliações do ano de 2017, contribuindo para a preparação da 18ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Um tempo para avaliar, celebrar e propor ações para o ano que logo terá início.
E no dia 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, com a Igreja do Brasil, iniciaremos o Ano Nacional do Laicato com o Tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o Lema: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14). Os objetivos são assim apresentados: Como Igreja, povo de Deus a caminho, celebraremos a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundando a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, para testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.
Por isso, alegra-se a Mãe Igreja com seus filhos e filhas que, pelo Batismo, assumem o compromisso de transformar as realidades do mundo com seu testemunho evangélico e dedicação à construção de uma sociedade justa e fraterna. No seio da comunidade cristã, os cristãos leigos e leigas são “verdadeiros sujeitos eclesiais”, protagonistas da Igreja em estado permanente de missão, em comunhão com os pastores, no exercício sempre discernido da corresponsabilidade na ação evangelizadora. Celebraremos este Ano do Laicato como uma oportunidade de fortalecimento da vocação cristã leiga, da formação de discípulos missionários, da consciência da ação transformadora da sociedade no âmbito da família, da educação, da política, da comunicação e tantos outros campos próprios da ação leiga.
Que este Ano seja bem vivido em todas as comunidades. Apoiemos as iniciativas que, ao longo do Ano, serão propostas pela Equipe de organização na Diocese, principalmente dinamizar o estudo do Documento 105 da Conferência dos Bispos do Brasil sobre os Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Assim, expressamos nossa comum vocação à santidade e nossa participação na construção do Reino de Deus que é comunhão, unidade, na mesma fé, pois é o mesmo Senhor, Rei do Universo, que nos envia em Missão permanente. A Ele a glória, pelos séculos. Amém.