Amar a Deus e ao próximo é ver em cada um o rosto de Jesus e servi-lo, diz o Papa

VATICANO, 22 Mai. 13 / 02:10 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco visitou ontem pela tarde a Casa Dom de Maria em Roma, confiada às irmãs missionárias da Caridade, fundadas pela Beata Madre Teresa de Calcutá, e explicou em seu discurso que amar a Deus e ao próximo é ver em cada pessoa o rosto de Jesus para servi-lo.
 
No lugar, que celebra 25 anos de fundação, e foi doado pelo Beato João Paulo II às irmãs da Caridade faz 25 anos, o Papa disse às religiosas que "com seu serviço cotidiano são a mão de Deus que sacia a fome de todo ser vivo".

A Casa alberga 25 mulheres e dá de comer a 60 homens. "Vocês -disse o Papa às irmãs- fazem visível o amor da Igreja pelos pobres". "Nestes anos, quantas vezes se aproximaram de quem tem necessidade, como o bom samaritano", "quantas feridas, especialmente espirituais, sanaram!".
 
Em um clima de alegria com cantos e com uma guirlanda sobre o pescoço, ao estilo da Índia onde a congregação foi fundada, o Papa cumprimentou pessoalmente a cada um dos presentes, começando pelos que são atendidos ali. Isto é algo "entre beatos" e a "santidade que passa", disse o Pontífice em relação à inauguração feita pelo João Paulo II e pela Madre Teresa.
 
O Santo Padre disse aos hóspedes que embora eles recebam atenção na Casa, "vocês também são um dom para esta casa e para a Igreja. Vocês nos dizem que amar a Deus e ao próximo não é algo abstrato, mas profundamente concreto: quer dizer ver em toda pessoa o rosto do Senhor a quem se deve servir e servi-lo concretamente. E vocês são, queridos irmãos e irmãs, o rosto de Jesus".
 
"Vocês dão a possibilidade, a quantos trabalham neste lugar, de servir Jesus naqueles que estão em dificuldade, naqueles que precisam de ajuda", acrescentou o Papa.
 
"Devemos recuperar o sentido do dom" com a solidariedade e a gratuidade; e alertou que "um capitalismo selvagem ensinou a lógica do proveito a todo custo, sem olhar às pessoas. Os resultados são a crise que estamos vivendo", disse Francisco.
 
"Esta Casa é um lugar que educa na caridade, uma ‘escola’ de caridade, que ensina a andar ao encontro de toda pessoa, não por proveito, mas sim por amor. A música -digamo-lo assim- desta Casa é o amor".
 
O Papa disse, além disso, recordando o nome do lugar, que Maria fez da sua vida um incessante dom de Deus porque amava ao Senhor. Isto é um estímulo "para viver a caridade para com o próximo não por uma espécie de dever social, mas partindo do amor de Deus".
 
"Para nós os cristãos o amor pelo próximo nasce do amor de Deus e é a sua mais límpida expressão. Aqui se busca amar ao próximo, mas também deixar-se amar pelo próximo", adicionou.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.