«Ainda não entendeis nem compreendeis?» – São Vicente de Lérins (?-antes de 450) monge Commonitorium, 23

3ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum
16 de Fevereiro de 2021
Cor: Verde

Evangelho – Mc 8,14-21
Tomai cuidado com o fermento dos fariseus
e com o fermento de Herodes.’

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,14-21:
Naquele tempo:
14 Os discípulos tinham se esquecido de levar pães.
Tinham consigo na barca apenas um pão.
15 Então Jesus os advertiu:
‘Prestai atenção e tomai cuidado
com o fermento dos fariseus
e com o fermento de Herodes.’
16 Os discípulos diziam entre si:
‘É porque não temos pão.’
17 Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes:
‘Por que discutis sobre a falta de pão?
Ainda não entendeis e nem compreendeis?
Vós tendes o coração endurecido?
18 Tendo olhos, vós não vedes,
e tendo ouvidos, não ouvis?
Não vos lembrais
19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?
Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?’
Eles responderam: ‘Doze.’
20 Jesus perguntou:
E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas,
quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?
Eles responderam: ‘Sete.’
21 Jesus disse:
‘E vós ainda não compreendeis?’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Vicente de Lérins (?-antes de 450)
monge
Commonitorium, 23

«Ainda não entendeis nem compreendeis?»

Na Igreja de Cristo, poderá haver progresso na doutrina? […] Com certeza que tem de haver, e progresso considerável! Quem seria tão ciumento dos homens e inimigo de Deus que tentasse opor-se a ele? Mas com a condição de se tratar de verdadeiro progresso, e não de uma alteração da fé. É necessário que a inteligência, a ciência e a sabedoria cresçam e progridam fortemente em cada um e em todos, em cada homem e na Igreja inteira, ao longo dos anos e dos séculos; mas é preciso que progridam segundo a sua própria natureza, quer dizer, na mesma doutrina, no mesmo sentido, na mesma afirmação.

Que a religião das almas imite o desenvolvimento dos corpos: apesar de evoluírem e crescerem ao longo dos anos, permanecem o que eram. Há uma grande diferença entre o desabrochar da infância e os frutos da velhice, mas é a mesma pessoa que passa da infância à idade maior. É um só e mesmo o homem cuja estatura e maneiras se modificam, enquanto ele conserva a mesma natureza, enquanto ele permanece uma só e a mesma pessoa. Os membros dos bebês são pequenos, os dos jovens são grandes; são, contudo, os mesmos […], que existiam já em potência no embrião. […]

Do mesmo modo, a fé cristã deve seguir estas leis do progresso para se fortificar com os anos, para que o tempo a desenvolva e a idade a enobreça. Os nossos pais semearam o trigo da fé para a colheita da Igreja. Seria injusto e chocante que nós, os seus descendentes, em vez do trigo da verdade autêntica, recolhêssemos o erro fraudulento do joio (cf Mt 13, 24ss.). Pelo contrário, é justo e lógico que não haja desacordo entre os primórdios e o fim, e que recolhamos este trigo que se desenvolveu depois de ser semeado. Assim, para que uma parte das primeiras sementes evolua com o tempo, será conveniente fertilizá-las e aperfeiçoar o seu cultivo.

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