“A vocação brota do coração de Deus”
(Papa Francisco)
O mês vocacional da Igreja Católica no Brasil é agosto e este ano traz o tema: Seguir Jesus à luz da fé, e como lema: “Sei em quem depositei minha fé” (2Tm 1,12b).
Dom Messias dos Reis Silveira, bispo diocesano de Uruaçu, em Goiás, escreveu a respeito do seguimento de Jesus à Luz da fé: “Caminhar na fé e pela fé é lançar- -se para o futuro confiante em quem chama a caminhar. Todo discípulo de Jesus é um peregrino da fé. Se não existisse a fé dificilmente alguém aceitaria a proposta de Jesus”.
Impelidos por essas palavras, a Pastoral Vocacional da Diocese de Blumenau incentiva os cristãos a ouvir o chamado de Deus que é a vocação. Padre Marcelo Martendal, coordenador da Pastoral Vocacional, afirma que Deus nos chama porque nos ama, para fazermos a experiência de Seu amor e também manifestarmos Seu amor.
“É preciso termos claro de que vocação não diz respeito apenas a padres e a religiosos. Todos temos vocação. A primeira vocação, comum a todos, é a vocação à vida. Vivendo, sendo pessoa, criados a imagem e semelhança de Deus, somos chamados ao seguimento de Jesus Cristo, é a segunda dimensão da vocação, a vocação cristã”, explica.
A vocação cristã é viver o batismo, ser discípulos missionários de Jesus Cristo, “não como uma ordem de Deus, mas como uma luz que nos mostra um caminho de amor sonhado por Deus, é o desejo do Pai. De acordo com nossos dons e carismas, a base onde edificamos nossa liberdade”, finalizou Pe. Marcelo.