Os candidatos a Diáconos Permanentes são escolhidos pelos párocos em sintonia com os conselhos paroquiais e o Bispo Diocesano. Não é o nível de escolaridade, como sucedeu aos primeiros apóstolos que determina a escolha do futuro Diácono Permanente. Então, numa turma de candidatos a esse ministério ordenado, convivem homens que têm o curso primário, secundário e superior.
Exige-se, portanto, particular atenção à sua formação intelectual, teológica, para que possam corresponder da melhor forma possível à evangelização da Igreja, hoje, tarefa primeira do Diácono.
Na turma que iniciou sua capacitação no dia 18 de julho e está encerrando hoje, houve estudo sério das matérias teológicas com orientação de professores escolhidos entre os padres e estudantes de teologia da nossa Diocese.
Sob a coordenação geral de Pe.João Leite, pároco da Imaculada Conceição, Vila Nova, Blumenau, e que acumula a responsabilidade diocesana dos Diáconos Permanentes, diversas matérias e professores constaram dessa primeira etapa.
O próprio Pe. João Leite, durante dois dias inteiros, expôs Teologia sistemática I e Introdução à Teologia. Para orientações sobre Liturgia das Horas, o estudante de teologia Ricardo ocupou o horário das 20h dos primeiros três dias.Teologia Moral e Ética e Agir Popular foram orientadas por Pe. Fr. Pascoal Fusinato, vigário paroquial da Paróquia-Santuário Nossa Senhora Aparecida, Blumenau, que se estendeu igualmente por duas manhãs e duas tardes.
Às 20h da 5ª. feira, dia 22, houve inesquecível celebração penitencial com lucernário e confissão individual.
Diácono Permanente Sebastião dedicou todo o dia 23 às matérias Ciências do Homem e da Religião I e o Processo de Comunicação Humana. À adoração ao Santíssimo foi dedicado o horário das 20h desse mesmo dia.
As matérias sobre Teologia Litúrgica e Dimensão Antropológica da Liturgia, igualmente por dois dias inteiros estiveram confiadas ao Pe. Fr. José Luiz Prim, vigário paroquial da Paróquia-Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Blumenau. Hora Mariana e Revisão do dia sucederam-se no horário das 20h desses dois dias.
Pe. Paulo Barbosa de Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Blumenau, durante os dias 26 e 27, desenvolveu as matérias Teologia Pastoral I e Evangelização Pastoral. Momentos de Estudos realizavam os futuros Diáconos Permanentes às 20h desses mesmos dois dias.
Os dias 28 e 29, sob a orientação do Seminarista estudante de teologia Carlos, o estudo abordou Teologia Bíblica I e Introdução à Bíblia I. Às 20h do dia 28, houve momento de estudos. E às 20h do dia 29, 5ª. feira, conforme o programa aqueles pais, avôs, bisavôs, retornarão aos seus lares levando o enriquecimento humano-espiritual dos agraciados dias passados juntos.
Redação e fotos: Pe. Raul Kestring