Espírito de solidariedade e partilha, faze-me sensível à lição eucarística da partilha, movendo-me a manifestar minha solidariedade efetiva com os pobres deste mundo. (Solenidade de Corpus Christi – 20 de maio de 2019)
Sábado da 10ª Semana Do Tempo Comum – 15 de Junho de 2019 – Cor: Verde
Evangelho – Mt 5,33-37
Eu vos digo: não jureis de modo algum.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,33-37:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus díscípulos:
33 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos:
‘Não jurarás falso’,
mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’.
34 Eu, porém, vos digo:
Não jureis de modo algum:
nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés;
nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36 Não jures tão pouco pela tua cabeça,
porque tu não podes tornar branco ou preto
um só fio de cabelo.
37 Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’,
e o vosso ‘não’: ‘Não’.
Tudo o que for além disso vem do Maligno.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Santa Teresa de Ávila (1515-1582)
carmelita descalça, doutora da Igreja
Castelo Interior, Terceiras Moradas, capítulo 1 (Ed. Carmelo, 2000)
«A vossa linguagem deve ser: “Sim, sim”», como a de Maria
Bem sabe Sua Majestade que só posso presumir da sua misericórdia; e, já que não posso deixar de ser a que tenho sido, não tenho outro remédio senão acolher-me a ela, e confiar nos méritos de seu Filho e da Virgem, sua Mãe, cujo hábito indignamente trago e vós trazeis também. Louvai-O, minhas filhas, pois verdadeiramente o sois desta senhora; e assim não tendes de vos afrontar que eu seja ruim, pois tendes tão boa Mãe. Imitai-a e considerai qual deve ser a grandeza dessa Senhora, e o bem de a ter por Padroeira.
[…] Mas duma coisa vos aviso: que nem por ser tal e ter tão boa Mãe estais seguras. […] Parecer-nos-á a nós, que temos hábito de religião e o tomamos por nossa vontade, e deixamos todas as coisas do mundo e o que tínhamos por amor dele (ainda que sejam as redes de São Pedro, pois parece que dá muito quem dá o que tem), que já está tudo feito.
Muito boa disposição é, se se persevera e não se volta às sevandijas dos primeiros aposentos, mesmo que só com o desejo; pois não há dúvida de que, se se persevera nesta desnudez e no desprendimento de tudo, se alcançará o que se pretende. Mas há de ser com a condição, e vede que vos aviso disto, de que se tenha por servo sem proveito – como disse São Paulo, ou Cristo – e não se creia que assim se obrigou Nosso Senhor a fazer-nos semelhantes mercês; antes, como quem mais recebeu, fica-se mais endividado
Neste mês de junho, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Pela evangelização: Pelos sacerdotes, para que, com a sobriedade e humildade da sua vida, se empenhem numa solidariedade ativa para com os mais pobres.