Leituras Bíblicas
“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!
Dia 09 de dezembro de 2010
Quinta-feira da 2a semana do Advento
A Igreja celebra hoje: São João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (1474-1548) – Conheça sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=9&Mes=12
Livro de Isaías 41,13-20:
Porque Eu, o Senhor, teu Deus, tomo-te pela mão, e digo-te: ‘Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei!’
Não tenhas medo, pobre vermezinho de Jacó, mísero inseto de Israel. Eu próprio te ajudarei. oráculo do Senhor. O teu redentor é o Santo de Israel.
Farei de ti uma grade aguçada, nova e armada de dentes; trilharás as montanhas e as triturarás. Reduzirás a palha as colinas.
Tu as joeirarás e serão levadas pelo vento, e o vendaval as espalhará. Exultarás, então, no Senhor, gloriar-te-ás no Santo de Israel.
Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o Senhor, os atenderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.
Farei brotar rios nos morros escalvados e fontes do fundo dos vales. Transformarei o deserto num reservatório e a terra árida em arroios de água.
Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras. Farei crescer na terra seca o cipreste, ao lado do ulmeiro e do buxo,
para que vejam e saibam, considerem e compreendam, de uma vez por todas, que é a mão do Senhor que faz estas coisas, que o Santo de Israel as realizou.
Livro de Salmos 145,1.9.10-11.12-13:
Exaltarei a tua grandeza, ó meu rei e meu Deus; hei de bendizer o teu nome para sempre.
O Senhor é bom para com todos; a sua ternura repassa todas as suas obras.
Louvem-te, Senhor, todas as tuas criaturas; todos os teus fiéis te bendigam.
Dêem a conhecer a glória do teu reino e anunciem os teus feitos poderosos,
para mostrar aos homens as tuas proezas e o esplendor glorioso do teu reino.
teu reino é um reino para toda a eternidade e o teu domínio estende-se por todas as gerações.
Evangelho segundo S. Mateus 11,11-15:
Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele.
Desde o tempo de João Batista até agora, o Reino do Céu tem sido objeto de violência e os violentos apoderam-se dele à força.
Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João.
E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir.
Quem tem ouvidos, ouça!»
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Isaac o Sírio (século VII), monge perto de Mossul, santo das igrejas ortodoxas
Discursos ascéticos, 1ª série, nº 19 (a partir da trad Touraille, DDB 1981, p. 129)
A violência que se apodera do Reino
Que mais nada te impeça de te unires a Cristo. […] Reza sem esperares, suplica de todo o coração, pede ardentemente, até que recebas. Não abrandes. Essas coisas ser-te-ão dadas se em primeiro lugar, com toda a tua fé, te obrigares a confiar a Deus a tua preocupação e substituíres a tua própria previdência pela providência de Deus. Quando Ele vir a tua vontade, quando Ele vir que, em total pureza de coração, confias mais Nele que em ti próprio e te obrigas a esperar Nele mais que na tua força, então este poder que desconheces virá fazer em ti a Sua morada. E tu sentirás em todos os teus sentidos o poder Daquele que está incontestavelmente contigo. Graças a este poder, muitos entram no fogo e não temem, caminham sobre as águas e não hesitam.