Liris Almir Negherbon nasceu em 06 de maio de 1945, em Doutor Pedrinho/SC, numa família de 08 irmãos. Descendente de italianos, ajudou a família na lavoura até os 11 anos de idade, quando foi ao seminário em Rio Negro. Em 1969, foi para Rodeio fazer o noviciado. Depois de um ano de estudos, foi transferido para outra instituição franciscana, o Colégio Bom Jesus, em Curitiba, onde foi designado para prestar assistência religiosa como Frade aos menores da Guarda Mirim daquela cidade.
Os cinco anos de contato com aqueles inúmeros jovens fizeram-no “dar um tempo” na vida religiosa, e se dedicar à juventude no Movimento Escoteiro por mais de 30 anos, tornando-se uma referência nacional como Chefe dos Escoteiros.
Após 1996 retornou à sua terra natal, Doutor Pedrinho, onde passou a se dedicar à comunidade e à Igreja. Mas o chamado de Cristo à vida religiosa ainda ardia em seu coração. Assim, quando o Bispo Dom Angélico o convidou para retomar os estudos e se tornar Sacerdote, ele aceitou imediatamente.
No dia 14 de fevereiro de 2004 foi ordenado Diácono; e três meses depois, em 16 de maio de 2004 foi ordenado Sacerdote, celebrando sua primeira missa em 23 de maio de 2004.
Exerceu seu ministério sacerdotal nas paróquias de São Roque (Benedito Novo), Santa Terezinha (Escola Agrícola – Blumenau), Santa Inês (Indaial), São Ludgero (Pomerode) e São Francisco de Assis (Fortaleza – Blumenau), tendo sido esta a sua última Paróquia de atuação presbiteral.
Durante seu sacerdócio exerceu ainda as funções de Ecônomo da Diocese de Blumenau e Reitor do Seminário, onde se dedicou na formação de jovens seminaristas.
Sua vida foi dedicada ao serviço da Comunidade e da Igreja, principalmente com os jovens. Por onde passou deixou grandes amigos e principalmente ensinamentos, que ajudaram na formação de muitos jovens, notadamente entre os Escoteiros, no Seminário e nas Comunidades.