Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
A Celebração da Páscoa é proclamação da aurora de um novo tempo que continua a despontar, como foi o amanhecer radiante daquele “primeiro dia da semana” em que, diante do sepulcro vazio, as mulheres e os discípulos encheram os corações de esperança, pois a vida venceu a morte. Celebremos, pois “este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e n’Ele exultemos” (Sl 117,24). Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia!
O anúncio da Páscoa nos ensina que “o centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa”. Pois é na celebração do Mistério Pascal que o fiel encontra o coração e o sentido da fé, como diz São Paulo aos coríntios: “Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia e também é vazia a fé que tendes” (1Cor 15,14). A alegria pascal explode na “noite mil vezes feliz” da Páscoa vivida e celebrada nos 50 dias seguidos como um único e grande domingo.
Cristo Ressuscitado, Senhor da Vida, é primícia da nossa vitória, pois, “se com Cristo morremos, com Ele ressuscitaremos” (Rm 6,8). Crer na ressurreição é celebrar e testemunhar a verdade salvadora de Deus sobre o mundo, que liberta o ser humano do pecado e da morte. Este amor misericordioso, que em Cristo ressuscitado tem o seu rosto concreto, ilumina os corações e dissipa a treva do mal que envolve as relações humanas e as estruturas sociais.
Ao longo do Tempo Pascal, a Palavra de Deus nos guiará na meditação da história dos começos do cristianismo, o dom do Espírito, o primeiro anúncio do Evangelho, o florescimento das primeiras comunidades, a abundância das conversões, a narração dos acontecimentos felizes e tristes dos primeiros fiéis e anunciadores do Ressuscitado.
Com esses votos, desejo que a luz do Ressuscitado nesta santa Páscoa chegue a todas as famílias, especialmente aos enfermos e aos sofredores, aos fiéis das paróquias e comunidades e a todos os irmãos e irmãs de nossa amada Diocese. Cristo ressuscitado ilumine a todos com Sua Paz e Reconciliação.
Abençoada e Santa Páscoa para todos!