Nos dias 03, 04 e 05 desse mês de março, os missionários de nossa Diocese, casal José e Isabel Teixeira, de Ilhota, e o Seminarista Braion Hansch (Filosofia) participaram, em Lages, do Congresso Missionário do Regional Sul 4 que engloba as dez dioceses do nosso Estado. Na verdade, marcaram presença representantes de todas as dioceses de Santa Catarina.
Uma Comissão Regional anima permanentemente o empenho missionário, não só em nosso Estado, mas em todos os regionais do nosso País. Denomina-se com a sigla COMIRE – Comissão Missionária Regional. Propõe-se empenho missionário organizado, igualmente, nas Dioceses, com o COMIDI, e nas paróquias, formando COMIPAS – Comissões Missionárias Paroquiais.
O evento em Lages teve como animador o coordenador do COMIRE, Pe. Edivandro Luiz Frare, da Diocese de Chapecó. Preside o mesmo organismo o bispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, MCCJ (Sigla que quer dizer “Missionários Combonianos Coração de Jesus”).
A Carta do Papa Francisco para o mês missionário deste ano, com o tema “Corações Ardentes, Pés ao Caminho (cf. Lc 24, 13-15), pauta-chave dos três dias, chamou muito a atenção de todos os presentes para importância e a urgência das missões em nossas dioceses.
Com afinco, o grupo também planejou o 7° Congresso Missionário Estadual, marcado para realizar-se na Diocese de Criciúma, sob o mesmo lema: “Corações Ardentes, Pés ao Caminho (cf. Lc 24, 13-15), de 30 de junho a 2 de julho de 2023! Aliás, o lema do esperado encontro, é o mesmo do Ano Vocacional que, nesse ano, celebramos no Brasil. O Congresso em Criciúma, foi, então, articulado em todos os detalhes, o quanto se pode prever com certa antecedência, em vista do desejado êxito.
Rezemos pelos nossos missionários e pelas missões em nossa Diocese. Por uma Igreja Missionaria e por uma Igreja em Saída.
(Com informações do Seminarista filósofo Braion Hansch)
Mais imagens do Congresso: