MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO – 2019

“Não basta o esforço de autopreservação,
mas uma atitude constante de ‘saída’”
Pede o Papa Francisco

Pe. Alcimir José Pillotto

O Papa Francisco convida toda Igreja para um Mês Missionário Extraordinário (MME), em outubro de 2019, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud, com a qual Bento XV quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho. A proclamação do Mês Missionário Extraordinário tem como objetivo despertar a consciência da missão ad gentes (missão aos povos) e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras (cf EG 268). Para tal, o Papa pede na sua carta ampla sensibilização das Igrejas Particulares, dos Institutos de Vida consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, bem como das associações, movimentos, comunidade e outras realidades eclesiais: “Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão -, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário”.

O Santo Padre Francisco conclama todas as comunidades para que se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão: “Neste momento, não nos serve uma ‘simples administração’. Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’, em todas as regiões da terra”. Não basta o esforço da autopreservação, mas uma atitude constante de “saída”.

O Ano Missionário Extraordinário sirva: “de estímulo para superar a tentação frequente que se esconde por detrás de cada introversão eclesial, de todo o fechamento autorreferencial nas próprias fronteiras seguras, de qualquer forma de pessimismo pastoral, de toda a estéril nostalgia do passado. Para, em vez disso, nos abrirmos à jubilosa novidade do Evangelho”.

Portanto, a atividade missionária é a tarefa primária, o paradigma de toda a ação da Igreja e, por isso mesmo, seu maior desafio em todos os tempos. E o Papa nos exorta a um renovado empenho missionário, na convicção de que a missão rejuvenesce a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. Como já afirmava o documento Evangelii Nuntiandi (Paulo VI, 1975), logo após o concílio Vaticano: “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar” (EN 13).

Seja o Ano Missionário Extraordinário de 2019 muito especial também para nossa diocese; renove nosso vigor de discípulos missionários, considerando-nos todos enviados em missão, a partir do nosso batismo, em nossas famílias, comunidade e na sociedade em que vivemos. Estejamos sempre conscientes que nossa primeira razão de ser Igreja é evangelizar, em todos os ambientes em que vivemos. Acolhamos com alegria, desde já, o convite do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário de Outubro de 2019. (Dom Aloísio – Bispo de Santa Cruz do Sul – RS)

O TEMA: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Razão do tema: “Pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando- a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém”.

OBJETIVO: Reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja; despertar a consciência da missão ad gentes; retornar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

SENSIBILIZAÇÃO: Haja “ampla sensibilização das Igreja particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como associações, movimentos, comunidade e outras realidades eclesiais.

As cartas de motivação e convocação do papa Francisco e do Cardeal Filoni para o Mês Extraordinário indicam seis dimensões:

1. Encontro: Destacar a centralidade da pessoa e missão de Jesus Cristo. A missão nasce do encontro com Jesus que dá novo horizonte à vida (Doc. Ap. 29). O encontro com Jesus vivo em sua Igreja é pessoal: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.

2. Testemunho e vivências: Valorizar os padroeiros da missão, Santa Terezinha e São Francisco Xavier e o testemunho dos santos e santas, mártires da missão e confessores da fé, expressão das Igrejas dispersas em todo o mundo.

3. Formativa: Reflexão bíblica e teológica sobre a identidade missionária de todo povo de Deus, a partir da temática da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV. Recuperar a proposta de itinerário formativo do discípulo missionário descrito no Documento de Aparecida. Recuperar a evolução do conceito da missão ad gentes e elaborar fundamentação dos conceitos de missão programática e paradigmática.

4. Caridade missionária: Atenção aos povos da Amazônia legal, com suas realidades. Promover a coleta missionária e valorizar ações concretas de compromisso com os mais pobres. Promover visitas missionárias.

5. Conectar o MME com o Sínodo para Amazônia; envio ad gentes como sinal de acolhimento e fortalecimento das motivações do MME; através de um aplicativo, criar banco de dados dos missionários. Dar maior visibilidade e impulsionar os projetos Igrejas-Irmãs e Ad Gentes e as diversas experiências missionárias, destacando o testemunho de missionários (as) que atuam dentro e fora do Brasil.

6. Celebrativa: Propostas: Abertura nacional do MME no dia 1/10/2019 no Santuário Nacional de Aparecida e em cada Igreja Particular e comunidade paroquial como está sendo preparado em nossa diocese; valorizar o Dia Mundial das Missões com a vigília que antecede no dia 19/10/2019; incentivar a novena e o terço missionário; propor ligação com o mês vocacional, semana da família e bíblica.

A cruz missionária, um dos símbolos do Mês Missionário Extraordinário

A cruz missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão.

1 A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão, da encarnação e da direção à Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado, que ilumina e transforma a realidade.

2 Os cravos testemunham o martírio de Jesus na cruz.

3 As flores que brotam da cruz representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e a alegria do Evangelho.

4 A inscrição IHS significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.

5 Relíquia de Santa Nazária, fundadora de uma Congregação Missionária na Bolívia.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.