Desde a última quarta-feira, 16 de janeiro, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude está no território da nossa Diocese, onde permanecerá até amanhã. Essa é a Cruz que o Beato João Paulo II entregou aos jovens na Páscoa do Ano Santo de 1984. Daquele dia em diante, os jovens do mundo inteiro levarão a Cruz a todos os encontros com o Santo Padre.
Nela encontra-se uma frase do saudoso Papa: “Levem esta Cruz no mundo como sinal do amor do Senhor Jesus para com toda a humanidade, e anunciem a todos que não há salvação e redenção a não ser no Cristo morto e ressuscitado!”.
Essa simples Cruz de madeira já andou pelo mundo inteiro e está passando por todas as dioceses do Brasil. Ela foi carregada nos braços de muitas pessoas, de todas as raças e línguas; passou por inúmeras comunidades, capelas, igrejas e catedrais; viu inúmeras situações de pobreza, degradação humana e social; passou por hospitais do mundo, absorvendo a dor e o sofrimento de tantos nossos irmãos e irmãs. Ela é o símbolo marcante da missão que os jovens receberam do próprio Papa: “Anunciar a todos que Cristo ama os jovens e a humanidade!”.
A Cruz vem para convidar a todos a participarem da próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, no próximo mês de julho. Vem, também, para acolher a todos os que se sentem tão próximos do Crucificado em suas vidas; todos os que se sentem abandonados, os que perderam a fé, todos os que acreditam que Cristo não morreu em vão, mas que a morte dele abriu as portas da esperança. Ela trouxe a vida para o mundo.
Com isso, convido as irmãs e os irmãos para que não percamos o contato com esse símbolo de fé que está entre nós.
DOM JOSÉ NEGRI|Bispo Diocesano de Blumenau