A copa do mundo levou solidariedade entre os países africanos

O Comentário do Arcebispo de Durban, o Cardeal Wilfrid Fox Napier

Roma, domingo, 11 de julho de 2010 – O Mundial de Futebol na África do Sul, que se encerrará neste domingo com a final entre Espanha e Holanda, levaram ao País um maior sentimento de comunhão com a comunidade internacional e de solidariedade entre outros Estados africanos.
Foi o que afirmou o Arcebispo de Durban, Cardeal Wilfrid Fox Napier, aos microfones da Rádio Vaticano.

“A primeira coisa que penso deixará a Copa do Mundo à África do Sul é aquela de fazer sentir sempre a este País que faz parte da comunhão internacional – disse o purpurado -. O futebol é o esporte principal para a maior parte dos sul-africanos, em particular dos negros. E, para eles, ter a Copa do Mundo no seu País significou sentir-se irmanados neste ser reconhecidos pela comunidade internacional”.

“Agora – acrescentou -, a coisa mais importante que deverá acontecer será aquela de acreditar em nós mesmos para ver que podemos fazer coisas importantes sem esperar que sejam os outros a fazer por nós. Por exemplo, a África do Sul deve demonstrar que sabe se organizar também em outros campos e setores fundamentais como na educação e assim por diante.”

“Compete agora aos nossos políticos – acentuou depois – ter a vontade de cumprir com a mesma determinação aquilo que fizeram pela Copa do Mundo, de fazê-lo pela sua gente, no momento em que os refletores do mundo não mais estão sobre nós”.

"A nova África do Sul, explicou o Cardeal Napier é “Uma idéia” e “um sonho” que foi realizado em pequena parte. Por exemplo, se olho para 50, 60 anos atrás, causava admiração ver um negro e um branco caminhar juntos. Hoje crianças e pais, brancos e negros, misturam-se como se já se conhecessem desde toda a vida”.

“Para mim é parte do sonho que se torna realidade. Existe ainda muita estrada para fazer, mas graças a Deus temos sinais evidentes que podemos fazê-la”.

Para o purpurado o campeonato do mundo de futebol teve ainda outro efeito positivo também sobre o resto do continente africano: “Na África do Sul faz apenas dois anos que tivemos uma experiência muito negativa de ataques xenófobos contra outros africanos, refugiados que procuravam uma vida melhor entre nós e foram agredidos pelos irmãos, outros africanos”.

“A Copa do mundo, ao invés, trouxe um senso de solidariedade entre os vários Países africanos, que viveram o mundial não como um acontecimento somente para a África do Sul mas para toda a África – concluiu -. Isso, acredito, fez tanto para a unidade da África, muito mais do que teriam podido fazer tantas palavras da parte dos políticos”

 ZENIT em italiano, 11/07/2010 – tradução de Pe. Raul Kestring

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.