A carta dos cristãos iraquianos ao Papa: “Não temos medo de nada”

AP2337370_Articolo

Expulsos de suas casas, refugiados atravessam a fronteira sírio-iraquiana – AP
05/03/2015 16:41
Cidade do Vaticano (RV) – “Nos colocaram diante da escolha de sermos cristãos ou sermos mortos” e “tivemos que fugir de nossas terras com o nosso Cristo, com a nossa fé, com os nossos princípios. Escolhemos ir para longe de nossas casas e do país que amamos, preferindo nos tornar estrangeiros em uma terra estrangeira, com toda a dor e o sofrimento inerentes a esta decisão, antes que tomar parte naquele mal e naquela violência desumana contra os inocentes”. Este é um trecho da comovente carta entregue esta manhã ao Papa Francisco, enviada por cristãos iraquianos refugiados há alguns meses na Paróquia de Naour, na Jordânia. A mensagem foi entregue nas mãos de Francisco pelo Padre Rifat Bader, Diretor do ‘Catholic Center for Studies and Media’ de Amã e Pároco em Naour, após a Missa celebrada na Casa Santa Marta.

O sacerdote também doou ao Santo Padre uma pintura realizada por um destes refugiados: “Não posso revelar o nome – disse ele – pois temo pela sua vida, mas no quadro está representado todo o drama vivido pela comunidade cristã de Mossul”. De fato, a pintura mostra uma caravana que deixa para trás os muros da cidade (à esquerda se vê também uma estátua de lamassu, um dos símbolos da civilização assíria e que foi destruída pelos jihadistas). No alto, uma imagem da Sagrada Família e um anjo da guarda que acompanha o caminho de todo um povo: sacerdotes, irmãs, homens, mulheres, idosos, crianças, alguns vestindo trajes típicos das cidades de Mossul e Qaraqosh.

“Nestes meses – revela Padre Rifat – recebi destas pessoas, perseguidas porque cristãs, um grande testemunho: elas não têm mais nada, a sua única riqueza é a sua fé”. Eles próprios escrevem ao Papa: “A nossa fé hoje é muito mais forte do que antes. Não temos medo de nada, pois estamos convencidos de que Deus está conosco”. (JE)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.