Representantes de todas as Comunidades da Paróquia São Domingos de Gusmão lotaram a Igreja-matriz para a Missa de Encerramento da Visita Pastoral de Dom José, no Domingo, 21 de fevereiro, às 20h. A visita se estendeu de 18 a 21 de fevereiro.
Com os bancos novos que a Comunidade adquiriu, aumentou capacidade de acolhida de pessoas sentadas na Matriz de São Domingos. Mesmo assim, já no início da missa, não havia mais espaço vazio.
Tornava-se muito evidente o clima de alegria, de entusiasmo daquelas famílias, reunidas com o seu Bispo, seu Pastor. Ele, para dizer que se sentia muito feliz com a acolhida naquelas comunidades e com os frutos que viu surgirem com sua visita. As famílias, de muitas formas, também diziam “obrigado” pela luminosa e honrosa visita do seu Bispo. Muitas delas vivem em situações difíceis, até em bairros, onde a violência, a droga, as doenças, ameaçam, prejudicam e matam. E, ali, as esperanças de melhora, pelo menos por enquanto, são muito poucas. É lógico que um líder, ainda mais representante de Jesus, como é o Bispo, desperte entusiasmo, nova luz surgindo no meio das trevas.
Com essa sintonia de fé e de amor, a mensagem de Dom José foi clara, incisiva. Ele convocou a Paróquia para uma renovada missão, especialmente através dos Grupos de Reflexão, onde se aprofunda a fé, se vive a comunhão, se conhece a Palavra de Deus. Assim, são atraídos de volta os que, por qualquer motivo abandonaram a Deus, sua Igreja.
As vocações sacerdotais e religiosas foi outro tema acentuado pelo Bispo de Blumenau. São frutos de comunidades cristãs que assumem o desafio da fé para concretizá-la em compromissos, em obras. A oração pelas vocações e a sua Pastoral específica devem fazer parte da vida das famílias e das comunidades cristãs/católicas.
Fazia 25 anos que um Bispo não visitava aquelas capelas. Por isso, além de novidade, a Visita Pastoral de Dom José trouxe frutos surpreendentes; trouxe coragem e ânimo para recomeçar ou prosseguir com mais dedicação nas atividades evangelizadoras da Igreja de Jesus.