Tomada aérea da Place de la Republiqué que reúne milhares de manifestantes contra o terrorismo – AFP
Paris (RV) – Após os ataques que abalaram Paris esta semana, mais de um milhão de franceses desfilam pelas ruas da cidade e de várias outras localidades do país, contra o terrorismo e em defesa dos valores da sociedade francesa. A manifestação, que sai da Place de la République segue por dois percursos diferentes em direção à Place de la Nation. Um contingente de 2.500 agentes, 1.300 militares, além de 150 agentes especiais à paisana garantem a segurança da multidão e dos Chefes de Estado e personalidades presentes no ato.
A marcha é observada por dezenas de pessoas postadas nas janelas de seus apartamentos, que agitam bandeiras e mostram faixas e cartazes. Muitos deixam suas habitações e se unem à marcha. Os manifestantes gritam em coro “Charlie, Charlie”, que tornou-se um símbolo contra a intolerância. Alguns gritam “liberdade”, enquanto outros entoam a Marseillaise.
Quando ônibus levando os Chefes de Estado e de Governo, acompanhados por delegações das comunidades judaica, católica e muçulmana chegaram à Place de la Republiqué, a multidão aplaudiu.
A manifestação reúne o Presidente francês, François Hollande, Chefes de Estado e de Governo de vários países, entre os quais Angela Merkel, David Cameron, os Presidentes isralelense e palestino. (JE)