Converter-se aos apelos repetidos do Deus que vem – Liturgia latina – Hino do Advento: Rorate caeli

Leituras Bíblicas de hoje

Dia 11 de dezembro de 2009

Sexta-feira da 2a semana do Advento

 

Hoje a Igreja celebra:São Dâmaso I, Papa, Século IV – Leia sua vida clicando:http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=11&Mes=12

Livro de Isaías 48,17-19:

 Eis o que diz o SENHOR, teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o SENHOR teu Deus, que te dou lições para teu bem, que te guio pelo caminho que deves seguir.
Ah! Se tivesses atendido ao que Eu mandava! O teu bem-estar seria como um rio, a tua felicidade como as ondas do mar. A tua posteridade seria como a areia, como os seus grãos, os frutos do teu ventre. O teu nome não seria aniquilado, nem destruído diante de mim.»

Livro de Salmos 1,1-2.3.4.6:

 Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem toma parte na reunião dos libertinos;
Mas antes põe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.
É como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação própria e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido.
Mas os ímpios não são assim! São como a palha que o vento leva.
O SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à perdição.

Evangelho segundo S. Mateus 11,16-19:

«Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, dizendo: ‘Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoamos lamentações e não batestes no peito!’ Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: ‘Está possesso!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Liturgia latina
Hino do Advento: Rorate caeli (trad. Liturgia coral do povo de Deus)

Converter-se aos apelos repetidos do Deus que vem

 

Ó Senhor, não te irrites nem guardes a lembrança dos nossos pecados. Eis que Sião, a tua cidade santa, se tornou num deserto tal como Jerusalém, onde os nossos antepassados cantavam os teus louvores, o lugar da tua santidade e a habitação da tua glória. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Is 64,8ss.; 45,8).

Pecamos e tornamo-nos semelhantes aos pagãos. Murchavamos como folhas mortas, e os nossos pecados levaram-nos para longe de ti. Escondeste-nos a tua face e quebraste-nos por causa dos nossos pecados. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Is 64,5ss.).

Vê, Senhor, o abatimento do teu povo e envia Aquele que deverá vir! Envia o Cordeiro, o soberano do universo, do rochedo do deserto até à montanha da Filha de Sião, e que Ele nos livre do jugo dos nossos pecados. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Ap 5,12; Sl 77,15; Is 9,3).

Consola-te, consola-te ó meu povo, porque em breve virá o teu Salvador e teu Rei. Porque te deixas consumir pela tristeza? Ter-se-á a tua dor apossado de novo de ti? Eu te salvarei, não temas. Pois eu sou o teu Salvador, teu Senhor e teu Deus, o Santo de Israel, teu pastor, teu redentor. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Is 40,1ss.). 
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.