Com oito participantes, representando quatro, dentre as dez Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB, que compreende todo o estado de Santa Catarina, nos dias 27 e 28 de novembro, realizou-se encontro da Pastoral da Comunicação (PASCOM) no Seminário da Mãe de Jesus, em Blumenau.
Além da fraterna convivência que o serviço pelo Reino faz existir entre todos, mesmo entre os que vêm pela primeira vez e, além dos momentos de espiritualidade e oração, o encontro possibilitou comunhão de conquistas, lacunas, perspectivas e projetos nesse campo, hoje, fascinante, mas também complexo, o campo da comunicação intra e extra-eclesial.
A joinvilense Terezinha Campos, coordenadora estadual, informou o grupo sobre o encontro nacional da PASCOM, ocorrido em Niterói (RJ), no início de novembro, do qual ela participou como representante do Regional Sul IV. Dezessete são os regionais da CNBB em nosso país, e todos estavam lá representados, juntamente com Bispos, padres, religiosas, assessores, leigos e leigas.
Percebe-se como a Igreja, de modo geral, tem diversos e ricos documentos sobre esse importante instrumento de evangelização. No entanto, mesmo à distância de quase cinqüenta anos do Concílio Vaticano II, cujo documento “Inter Mirifica” deu a abertura da Igreja aos meios de comunicação, pouca articulação temos nos diversos âmbitos da CNBB e dos Regionais. Vemos muitas, qualificadas, louváveis, iniciativas. Permanecem porém, circunscritas, ou em algum movimento eclesial, congregação, paróquia ou grupo individualizado.
Por isso, o encontro de Blumenau concentrou-se em retomar os passos que já foram dados na construção da PASCOM em nosso Regional Sul IV. Um “powe point” socializou relatório feito por cada uma das dez dioceses do nosso Estado e serviu de base para, sob as orientações do planejamento nacional, elaborar um planejamento mais extensivo e apropriado à nossa realidade catarinense.
A definição do cronograma do próximo ano manifestou o inquietante desejo de que se prossiga na caminhada, inserida nas diretrizes da evangelização regional, atenta em ouvir os nossos bispos, chamando os representantes de Dioceses ainda ausentes.
Constata-se que Santa Catarina oferece muitos, potentes e abertos meios de comunicação para que se possa fazer parcerias. Salta aos olhos a necessidade da formação de agentes de comunicação em nossas comunidades, paróquias e dioceses.
Marcou este encontro regional a visita que o grupo realizou à Rádio Blumenau, no centro da cidade, na manhã de sábado, 28. Com a permissão da Direção da emissora e acolhida do Alexandre, animador da programação daquela manhã, houve descontraído e alegre contato com os radiouvintes. Souberam, assim, do encontro e do empenho por uma comunicação eficiente, articulada, na nossa Igreja Regional.
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring