Dia 13 de março de 2023
Segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,24-30:
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga:
24
“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta
é bem recebido em sua pátria.
25
De fato, eu vos digo:
no tempo do profeta Elias,
quando não choveu durante três anos e seis meses
e houve grande fome em toda a região,
havia muitas viúvas em Israel.
26
No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.
27
E no tempo do profeta Eliseu,
havia muitos leprosos em Israel.
Contudo, nenhum deles foi curado,
mas sim Naamã, o sírio”.
28
Quando ouviram estas palavras de Jesus,
todos na sinagoga ficaram furiosos.
29
Levantaram-se e o expulsaram da cidade.
Levaram-no até ao alto do monte
sobre o qual a cidade estava construída,
com a intenção de lançá-lo no precipício.
30
Jesus, porém, passando pelo meio deles,
continuou o seu caminho.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Santo Ambrósio (c. 340-397)
bispo de Milão, doutor da Igreja
Sobre as viúvas; PL 16, 247-276
A fé da viúva de Sarepta, que acolhe o enviado de Deus
Num tempo em que a fome desolava a Terra, porque terá Elias sido enviado a uma viúva? Há uma graça especial a ligar duas mulheres: um anjo é enviado a uma virgem e um profeta é enviado a uma viúva. Ali Gabriel, aqui Elias; e são escolhidos o anjo e o profeta mais eminentes! Mas a viuvez, em si mesma, não merece louvores, se não se lhe acrescentarem outras virtudes. À história não faltam viúvas; contudo, há uma que se distingue entre todas e as exorta com o seu exemplo. […]
Deus é particularmente sensível à hospitalidade: no evangelho, promete uma recompensa eterna por um copo de água fresca (cf Mt 10,42); aqui, a profusão infinita das suas riquezas por um pouco de farinha ou uma medida de azeite. […] Porque nos julgamos donos dos frutos da terra quando a terra é uma oferenda perpétua? […] Invertemos, para nosso benefício, o sentido daquele mandamento universal: «Também vos dou todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento; e todos os animais da terra, todas as aves dos céus e todos os seres vivos que existem e se movem sobre a terra» (Gn 1,29-30); ao açambarcar, só encontramos o vazio e a escassez.
Como podemos esperar o cumprimento da promessa, se não observamos a vontade de Deus? Obedecer ao preceito da hospitalidade e honrar os nossos hóspedes é um são procedimento; pois não somos também nós hóspedes aqui na Terra? Como é perfeita esta viúva! Embora atormentada por uma grande fome, continuava a venerar a Deus; e não guardava as provisões só para si: partilhava-as com o filho. Ela é um belo exemplo de ternura, mas é um exemplo ainda mais belo de fé! Pois esta mulher não deveria preferir ninguém a seu filho, mas eis que coloca o profeta de Deus acima da sua própria vida. Reparai bem que não lhe deu apenas um pouco de comida, mas toda a sua subsistência, não ficando com nada para si. Assim como a sua hospitalidade a inspirou a uma doação total, assim também a sua fé a conduziu a uma confiança total.
Intenção para este mês de março de 2023 sugerida pelo Papa Francisco
PELAS VÍTIMAS DE ABUSOS
Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.