Dia 20 de janeiro de 2023
Dia do Farmacêutico e dia Nacional da Parteira Tradicional
EVANGELHO
Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,13-19:
Naquele tempo,
13
Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis.
E foram até ele.
14
Então Jesus designou Doze,
para que ficassem com ele
e para enviá-los a pregar,
15
com autoridade para expulsar os demônios.
16
Designou, pois, os Doze:
Simão, a quem deu o nome de Pedro;
17
Tiago e João, filhos de Zebedeu,
aos quais deu o nome de Boanerges,
que quer dizer “filhos do trovão”;
18
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé,
Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu,
19
e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897)
carmelita, doutora da Igreja
MS A, 2 r°-v° (Manuscritos autobiográficos, Livraria Apostolado da Imprensa, Porto, 1960)
O mistério da vocação
Não vou fazer outra coisa senão começar a cantar o que eternamente devo repetir – «As misericórdias do Senhor»!!! (Sl 88,1) […] Abrindo […] o santo Evangelho, os meus olhos caíram sobre estas palavras: «Tendo Jesus subido a um monte, chamou a Si aqueles que lhe aprouve; e vieram a Ele». Eis todo o mistério da minha vocação, da minha vida inteira e, sobretudo, o mistério dos privilégios de Jesus para com a minha alma… Ele não chama aqueles que são dignos, mas aqueles que Lhe apraz ou, como diz São Paulo, «Deus tem piedade de quem quer e tem misericórdia de quem quer ter misericórdia.
Não é portanto do que quer nem do que corre, mas de Deus, que tem misericórdia» (Rm 9, 15-16). Perguntei-me durante muito tempo porque é que Deus tinha preferências, porque é que nem todas as almas recebiam igual medida de graças; admirava-me ao vê-lo prodigalizar favores extraordinários a santos que O tinham ofendido, como São Paulo e Santo Agostinho, que Ele forçava, por assim dizer, a receber as suas graças; ou então, ao ler a vida dos santos que Nosso Senhor Se comprazia em acarinhar deste o berço à sepultura, sem permitir no seu caminho qualquer obstáculo que os impedisse de se elevarem para Ele. […]
Jesus dignou-Se instruir-me acerca deste mistério. Colocou diante de mim o livro da natureza e compreendi que todas as flores que Ele criou são belas. […] Quis criar os grandes santos, que podem ser comparados aos lírios e às rosas; mas criou também outras, mais pequenas, e estas devem contentar-se com ser margaridas ou violetas, destinadas a deleitar os olhares de Deus quando as curva a seus pés. A perfeição consiste em fazer a sua vontade, em ser o que Ele quer que sejamos…
INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE CONFIADA À REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2023:
PELOS EDUCADORES
Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando em particular os jovens mais vulneráveis.