Bom dia! Feliz Natal! – Evangelho de 23 de dezembro de 2022: «Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho […]. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão de alegrar-se com o seu nascimento» (Lc 1,13-14) – São Máximo de Turim (?-c. 420) bispo Sermão 57, sobre o nascimento de João Batista, 1; PL 57, 647

Crédito: Gaudium Press
Crédito: Gaudium Press

 

Dia 23 de dezembro de 2022
Sexta-feira da 4a. Semana do Advento

 

EVANGELHO
Nascimento de João Batista.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,57-66:

57
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel,
e ela deu à luz um filho.
58
Os vizinhos e parentes ouviram dizer
como o Senhor tinha sido misericordioso
para com Isabel, e alegraram-se com ela.
59
No oitavo dia, foram circuncidar o menino,
e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
60
A mãe porém disse:
“Não! Ele vai chamar-se João.”
61
Os outros disseram:
“Não existe nenhum parente teu com esse nome!”
62
Então fizeram sinais ao pai,
perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63
Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu:
“João é o seu nome.”
64
No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu,
sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.
65
Todos os vizinhos ficaram com medo,
e a notícia espalhou-se
por toda a região montanhosa da Judeia.
66
E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando:
“O que virá a ser este menino?”
De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Máximo de Turim (?-c. 420)
bispo
Sermão 57, sobre o nascimento de João Batista, 1; PL 57, 647

«Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho […]. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão de alegrar-se com o seu nascimento» (Lc 1,13-14)

 

Deus encarregara João Batista de proclamar a alegria dos homens e dos Céus; e assim, o mundo ouviu palavras admiráveis da sua boca, anunciando a presença do nosso Redentor, o Cordeiro de Deus (cf Jo 1,29). Embora seus pais tivessem perdido toda a esperança de ter descendência, o anjo, mensageiro de tão grande mistério, enviou-o para servir de testemunha ao Senhor antes mesmo de nascer (Lc 1,41). […] Ele encheu de alegria eterna o seio de sua mãe. […]

Com efeito, lemos no Evangelho as palavras que Isabel dirige a Maria: «Logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio»; e: «Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?» (Lc 1,43-44). […] Quando, na sua velhice, ela se afligia por não ter dado filhos ao marido, subitamente, dá à luz um filho que seria o mensageiro da salvação eterna para todo o mundo. E um mensageiro que, antes de nascer, exerceu o privilégio da sua futura missão, difundindo o seu espírito profético através das palavras de sua mãe.

Depois, pelo poder do nome que o anjo lhe dera antecipadamente, abriu a boca de seu pai, fechada pela incredulidade (cf Lc 1,13.20). Com efeito, quando Zacarias ficou mudo, não foi para assim permanecer, mas para recuperar divinamente o uso da palavra e confirmar por um sinal vindo do Céu que seu filho era um profeta. O Evangelho diz de João: «Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz», «a fim de que todos acreditassem por meio dele» (Jo 1,7-8). De fato, ele não era a luz, mas todo ele estava na luz, ele, que mereceu dar testemunho da verdadeira luz.

Pelas organizações de voluntariado
Rezemos para que as organizações de voluntariado e promoção humana encontrem pessoas desejosas de empenhar-se pelo bem comum e procurem caminhos sempre novos de colaboração a nível internacional.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.