Bom dia! Evangelho de 15 de dezembro de 2022: «Que fostes ver ao deserto?» – São Charles de Foucauld (1858-1916) eremita e missionário no Saara Carta ao Padre Jerônimo, de 19 de maio de 1898

Crédito: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Crédito: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

 

Dia 15 de dezembro de 2022
Quinta-feira da 3a. Semana de Advento

 

EVANGELHO
João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,24-30:

24
Depois que os mensageiros de João partiram,
Jesus começou a falar sobre João às multidões:
“O que fostes ver no deserto?
Um caniço agitado pelo vento?
25
O que fostes ver?
Um homem vestido com roupas finas?
Ora, os que se vestem com roupas preciosas
e vivem no luxo
estão nos palácios dos reis.
26
Então, o que fostes ver?
Um profeta? Eu vos afirmo que sim,
e alguém que é mais do que um profeta.
27
É de João que está escrito:
‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente;
ele vai preparar o meu caminho diante de ti’.
28
Eu vos digo:
entre os nascidos de mulher,
ninguém é maior do que João.
No entanto, o menor no Reino de Deus
é maior do que ele”.
29
Todo o povo ouviu
e até mesmo os cobradores de impostos
reconheceram a justiça de Deus,
e receberam o batismo de João.
30
Mas os fariseus e os mestres da Lei,
rejeitando o batismo de João,
tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Charles de Foucauld (1858-1916)
eremita e missionário no Saara
Carta ao Padre Jerônimo, de 19 de maio de 1898

«Que fostes ver ao deserto?»

 

É preciso passar pelo deserto e aí permanecer para receber a graça de Deus; é lá que nos esvaziamos, que extraímos de nós tudo o que não é de Deus, que esvaziamos completamente a casa da nossa alma, deixando todo o espaço para Deus. Os judeus passaram pelo deserto, Moisés viveu lá antes de receber a sua missão, São Paulo e São João Crisóstomo prepararam-se no deserto. […] É um tempo de graça, é um período pelo qual toda a alma que quer produzir frutos tem necessariamente de passar. Ela precisa deste silêncio, deste recolhimento, deste esquecimento de todo o criado, no meio dos quais Deus estabelece o seu reino e forma nela o espírito interior: a vida íntima com Deus, a conversa da alma com Deus na fé, na esperança e na caridade.

Mais tarde, a alma produzirá frutos exatamente na medida em que o homem interior se tiver formado nela (cf Ef 3,16). […] Não se dá o que se não tem e é na solidão, nesta vida apenas e só com Deus, neste recolhimento profundo da alma que esquece tudo para viver exclusivamente em união com Deus, que Deus Se dá inteiramente àquele que se dá assim a Ele. Dai-vos inteiramente somente a Ele […] e Ele Se dará inteiramente a vós. […] Vede São Paulo, São Bento, São Patrício, São Gregório Magno e tantos outros, quantos tempos prolongados de recolhimento e de silêncio! Subi mais acima: olhai para São João Batista, olhai para Nosso Senhor. Nosso Senhor não tinha necessidade disso, mas quis dar-nos o exemplo.

Pelas organizações de voluntariado
Rezemos para que as organizações de voluntariado e promoção humana encontrem pessoas desejosas de empenhar-se pelo bem comum e procurem caminhos sempre novos de colaboração a nível internacional.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.