De cinco em cinco anos, todos os bispos da Igreja Católica visitam o Papa, no Vaticano. Os bispos das dez Dioceses do Estado de Santa Catarina, entre eles o Bispo de Blumenau, Dom José Negri, têm esta visita marcada para os próximos dias, entre 27 de novembro e 10 de dezembro.
Esta visita tradicionalmente denomina-se “Ad limina”, expressão da língua latina que, em português, significa, nos limites. Refere-se aos limites do Estado do Vaticano, onde o Papa vinha receber os bispos que chegavam das diversas partes do mundo para este antigo e significativo costume eclesial.
A visita “ad limina” quer manifestar e estreitar a unidade dos bispos com o sucessor do Pedro, o Papa. É esta comunhão que, na Igreja, garante a presença de Jesus, Caminho, Verdade, Vida, Luz, para todos os lugares, situações, dificuldades, para todos os tempos.
Nessa ocasião, os bispos se encontram também com os diversos departamentos da Igreja, prestando contas das suas responsabilidades junto aos fiéis que lhes são confiados numa Diocese ou arquidiocese.
Na visita “ad limina”, os bispos ainda rezam nas quatro basílicas principais do Vaticano: de São Pedro e São Paulo, de São João Evangelista e de Santa Maria. Destas, a mais importante é a Basílica de São Pedro e São Paulo, onde renovam sua fidelidade ao Papa, a Cristo, à Igreja, ao seu serviço pelo bem das pessoas e do mundo.
As Igrejas Diocesanas acompanham seus Bispos com suas orações, não só para que sejam bem sucedidos na longa viagem, como também para que a peregrinação a Roma, Cidade dos Primeiros Mártires Cristãos, seja ocasião de graças e bênçãos para toda a Igreja de Jesus.
Blumenau, 23 de novembro de 2009
Pe. Raul Kestring – Assessoria de Comunicação da Diocese de Blumenau – Celular: (47) 9952-5953; Telefone Comercial: (47) 3322-4435.