Bom dia! Evangelho de 11 de outubro de 2022: «Quem fez o interior não fez também o exterior?» – Santo Ambrósio (c. 340-397) bispo de Milão, doutor da Igreja Comentário sobre o Evangelho de S. Lucas, 7, 100-102

Crédito: Oratório São Luiz
Crédito: Oratório São Luiz

 

Dia 11 de outubro de 2022
Terça-feira da 28ª Semana do Tempo Comum 
Cor litúrgica: Verde

 

EVANGELHO
Dai esmola do que vós possuís
e tudo ficará puro para vós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,37-41:

Naquele tempo,
37
enquanto Jesus falava,
um fariseu convidou-o para jantar com ele.
Jesus entrou e pôs-se à mesa.
38
O fariseu ficou admirado
ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos
antes da refeição.
39
O Senhor disse ao fariseu:
“Vós fariseus,
limpais o copo e o prato por fora,
mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.
40
Insensatos!
Aquele que fez o exterior
não fez também o interior?
41
Antes, dai esmola do que vós possuís
e tudo ficará puro para vós”.
Palavra da Salvação.
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – © Todos os direitos reservados.)

 

Comentário do dia 

Santo Ambrósio (c. 340-397)
bispo de Milão, doutor da Igreja
Comentário sobre o Evangelho de S. Lucas, 7, 100-102

«Quem fez o interior não fez também o exterior?»

 

«Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato». Como vedes, os nossos corpos são aqui designados por nomes de objetos frágeis e feitos de barro, que se partem com uma simples queda. E os sentimentos íntimos da alma são designados por expressões e gestos do corpo, da mesma maneira que aquilo que está no interior do copo pode ser visto do exterior. […] Não é o exterior deste copo e deste prato que nos mancha, é o seu interior.

Como bom mestre que é, Jesus ensina-nos a limpar as manchas do corpo, dizendo: «Dai antes de esmola o que estará dentro e tudo para vós ficará limpo». Vedes de quantos remédios dispomos? A misericórdia purifica-nos. A palavra de Deus também nos purifica, como está escrito: «Vós estais limpos, devido à palavra que vos tenho dirigido» (Jo 15,3). […]

O Senhor convida-nos a procurar a simplicidade, e condena a nossa ligação àquilo que é supérfluo e terra-a-terra. Os fariseus, que interpretam materialmente as questões da Lei, são comparados ao copo e ao prato devido à sua fragilidade: observam pontos que não têm qualquer utilidade para os homens, negligenciando aqueles onde se encontra o fruto da nossa esperança. Cometem, pois, uma grande falta, desdenhando o melhor. E, contudo, até a essa falta é prometido o perdão, se for seguida da misericórdia e da esmola.

Por uma Igreja aberta a todos
Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no anúncio, seja um lugar de solidariedade, de fraternidade e de acolhimento, vivendo cada vez mais a sinodalidade.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.