PASCOM – Presença na celebração de Corpus Christi

Crédito: Denise Tomaselli
Crédito: Denise Tomaselli

 

Entre as imagens que ornamentavam o trajeto da Procissão de Corpus Christi, em Rio dos Cedros, destacou-se o sugestivo quadro contemplando a PASCOM – Pastoral da Comunicação. Tanto nessa Paróquia como em diversas outras da Diocese de Blumenau, temos a presença e a atuação dessa importante Pastoral. Sem dúvida, há muito trabalho sendo feito nesse sentido entre nós! E essa atividade, por enquanto, individualizada em cada paróquia, tende para, em tempo oportuno, uma articulação diocesana. 

Os membros das Equipes Pascom, também chamados de pasconeiros e pasconeiras, auxiliam os párocos nas diversas demandas que surgem na comunidade, no que tange ao aspecto da comunicação. 

Oportunizar a presença da Igreja no mundo da informação, dar a conhecer, de um modo geral, o que se faz, se celebra e se vive na comunidade paroquial, são, igualmente, objetivos inalienáveis dessa frente de evangelização. Para tanto, exige-se que não se trabalhe sozinho, fechado num grupo. Especialmente em ambientes acadêmicos, afirma-se, e com certa razão, que o que não se comunica não existe. Já dizia o comunicador Chacrinha (velho guerreiro): “Quem não se comunica se trumbica”. Verdade é que somos comunicação. Deus é comunicação. Dessa forma, descobrir na comunidade pessoas que tenham gosto e jeito para essa tarefa, capacitá-los, envolvendo-as nos projetos comunicacionais da paróquia e, quiçá, da Diocese, torna-se respectiva exigência intrínseca.  

Outro objetivo que não dever ser ignorado é estabelecer contatos com os profissionais dessa área na cidade. Radialistas, jornalistas, operadores de televisão, blogueiros, blogueiras, muitos deles, cristãos/católicos, geralmente, manifestam satisfação em serem solicitados a cobrir eventos, assessorar encontros formativos, divulgar textos, imagens, que a Pascom produzir. 

Cumprimentos às pasconeiras e pasconeiros de Rio dos Cedros que, confeccionando a bela imagem representativa da Pastoral da Comunicação, chamam a atenção de todos nós para a necessidade de, em nossas comunidades, aperfeiçoarmos e cultivarmos esse trabalho. Num mundo de grandes e progressivas conquistas tecnológicas, os discípulos de Jesus não podem se omitir de inteirarem-se desses potentes meios e torná-los evangelizadores! 

Texto: Pe. Raul Kestring – Pastoral da Comunicação da Diocese de Blumenau
Imagem: Denise Tomaselli – Pascom Rio dos Cedros

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.