É da essência da Igreja de Jesus reunir-se. Celebrações, estudos, planejamentos e avaliações são ocasiões em que o povo de Deus manifesta sua fraternidade, solidariedade, a caridade, enfim. Esta última, em resumo, torna viva a Palavra do Apóstolo Paulo:” Carreguem os fardos uns dos outros, pois assim cumprireis a lei de Cristo”(Gl 6,2).
Foi neste espírito de fé, celebração, partilha e co-responsabilidade que, nos dias 12 e 13 de novembro de 2009, na Fundação Shalon, Diocese de Criciúma, SC, aconteceu a Reunião do Conselho Regional de Pastoral, “instância de comunhão e co-responsabilidade pela animação, articulação, reflexão e estudo da ação pastoral e evangelização da CNBB – Regional Sul IV, representada pelas coordenações diocesanas de pastoral, serviços e organismos de pastoral e movimentos eclesiais” (Cf. Anuário 2009 – CNBB – Regional Sul IV). Em torno de sessenta agentes de pastoral, dentre as numerosas e diversificadas instâncias eclesiais, formaram a importante assembléia.
No momento da acolhida dos participantes, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Florianópolis e presidente do Regional, referiu-se especialmente ao novo bispo de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, apresentando-o pessoalmente ao Conselho. No sábado, dia 14, às 20h, o recém-nomeado bispo diocesano de Criciúma, na igreja catedral da mesma Diocese, celebraria solenemente o início de seu novo serviço episcopal.
Entre os assuntos abordados nesse encontro, destacaram-se: o orçamento Regional 2010, com especial atenção ao Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC, que atravessa crise numérica de estudantes e, por conseqüência, em suas finanças; o cronograma dos diversos organismos do Regional foi apresentado, discutido e definido nos seus aspectos de consenso e sincronia; a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 mereceu espaço de divulgação, convocação, anúncio de respectivas atividades; a visita “ad limina” dos bispos do Regional foi comunicada e comentada por Dom Murilo; uma avaliação do ano, apontando limites, conquistas e sugestões concluíram o intenso e significativo encontro.
Ponto alto do evento regional foi a Celebração Eucarística, realizada na tarde do dia 12. Presidida por Dom Manoel João Francisco, bispo diocesano de Chapecó e Vice-presidente do Regional, contemplou a memória litúrgica de São Josafá, um bispo ucraniano que, no século XVII, deu a vida pela unidade da Igreja. À homilia o bispo de Chapecó motivou todos os presentes a imitarem a santidade e a dedicação de São Josafá à edificação da Igreja, especialmente na sua intrínseca exigência de unidade, que se estende ao relacionamento de comunhão também com os não católicos.
A mesma celebração elevou ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, grande ação de graças e louvor por todas as maravilhas de vida e salvação acontecidas em todas as dez Dioceses do Regional Sul IV, tanto pelo trabalho de milhares de agentes pastorais como e sobretudo pela graça divina. Nesse sentido, não se poderia deixar de ressaltar o início do ministério episcopal de Dom jacinto na Diocese de Criciúma e a recente nomeação do novo bispo da Diocese de Lages, Mons. Irineu Andressa, OFM, como, por outro lado, o longo e dedicado trabalho de Dom Oneres Marchiori à frente da mesma Igreja Particular catarinense.
Texto e Fotos: Pe. Raul Kestring
Veja mais fotos da reunião do CRP/SC em nossa Galeria de Fotos.
Blumenau, 14 de novembro de 2010