Sábado da 5ª Semana da Páscoa
21 de Maio de 2022
Cor: Branco
Evangelho – Jo 15,18-21
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,18-21:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18 Se o mundo vos odeia,
sabei que primeiro me odiou a mim.
19 Se fôsseis do mundo,
o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.
Mas, porque não sois do mundo,
porque eu vos escolhi e apartei do mundo,
o mundo por isso vos odeia.
20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse:
‘O servo não é maior que seu senhor’.
Se me perseguiram a mim,
também perseguirão a vós.
Se guardaram a minha palavra,
também guardarão a vossa.
21 Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome,
porque não conhecem aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 334, para os Santos Mártires, §1
«Não sois do mundo, pois a minha escolha separou-vos do mundo»
Todos os bons e fiéis cristãos, mas sobretudo os gloriosos mártires, dirão: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?» (Rm 8,31). O mundo gritava contra eles, as nações faziam planos insensatos, os príncipes conspiravam (cf Sl 2,1), inventando novos tormentos e imaginando suplícios incríveis para eles. Cobriam-nos de opróbrio e de falsas acusações, encerravam-nos em cárceres insuportáveis, torturavam-lhes a carne com unhas de ferro, massacravam-nos a golpes de espada, expunham-nos às feras, abandonavam-nos às chamas, e estes mártires de Cristo exclamavam: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?».
O mundo inteiro está contra vós, e vós dizeis: «Quem estará contra nós?». E os mártires respondem-nos: «Que importância tem o mundo inteiro, se morremos por Aquele por quem o mundo foi feito?». Que o digam estes mártires, pois, e o reiterem, e que nós os escutemos, dizendo com eles: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?». Podem descarregar a sua fúria, injuriar-nos, acusar-nos injustamente, cobrir-nos de calúnias; podem torturar-nos e matar-nos. Que farão os mártires? Repetirão: «Deus é o meu auxílio, o Senhor conserva a minha vida» (Sl 53, 6). […]
Se o Senhor conserva a minha vida e dá força à minha alma, como poderá o mundo fazer-me mal? […] Será também Ele a restabelecer o meu corpo. […] «Até os cabelos da vossa cabeça estão contados» (Lc 12, 7). […] Digamos portanto, digamos com fé, com esperança, com um coração ardente de caridade: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?».
Pela fé dos jovens – Veja Vídeo do Papa desse mês de maio
Rezemos para que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço.