Bom dia! Evangelho de 07 de abril de 2022: «Abraão […] exultou por ver o meu dia» – Santo Efrém (c. 306-373) diácono da Síria, doutor da Igreja Sobre Abraão e Isaac

Crédito: Liturgia diária
Crédito: Liturgia diária

 

5ª-feira da 5ª Semana da Quaresma
7 de Abril de 2022
Cor: Roxo

Evangelho – Jo 8,51-59
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,51-59:
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus:
51 Em verdade, em verdade, eu vos digo:
se alguém guardar a minha palavra,
jamais verá a morte.’
52 Disseram então os judeus:
‘Agora sabemos que tens um demônio.
Abraão morreu e os profetas também,
e tu dizes:
‘Se alguém guardar a minha palavra
jamais verá a morte’.
53 Acaso és maior do que nosso pai Abraão,
que morreu, como também os profetas?
Quem pretendes tu ser?’
54 Jesus respondeu:
‘Se me glorifico a mim mesmo,
minha glória não vale nada.
Quem me glorifica é o meu Pai,
aquele que vós dizeis ser o vosso Deus.
55 No entanto, não o conheceis.
Mas eu o conheço
e, se dissesse que não o conheço,
seria um mentiroso, como vós!
Mas eu o conheço e guardo a sua palavra.
56 Vosso pai Abraão exultou,
por ver o meu dia;
ele o viu, e alegrou-se.’
57 Os judeus disseram-lhe então:
‘Nem sequer cinqüenta anos tens ,
e viste Abraão!’
58 Jesus respondeu:
‘Em verdade, em verdade vos digo,
antes que Abraão existisse,
eu sou’.
59 Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus,
mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

Palavra da Salvação.

Comentário do dia 
Santo Efrém (c. 306-373)
diácono da Síria, doutor da Igreja
Sobre Abraão e Isaac
«Abraão […] exultou por ver o meu dia»

 

Devido à sua idade, Abraão e Sara eram incapazes de dar a vida; a juventude tinha-se apagado nos corpos de ambos, mas a sua esperança em Deus continuava bem viva; não enfraquecera, era indestrutível. Foi por isso que Abraão, contra toda a esperança, gerou Isaac, que é uma figura do Senhor. Não era natural, com efeito, que o seio já morto de Sara pudesse conceber Isaac e que ela o alimentasse com o seu leite; como também não era natural que a Virgem Maria, sem conhecer homem, concebesse o Salvador do mundo, e O desse à luz sem perder a sua integridade. […]

Diante da tenda, o anjo disse ao patriarca: «Dentro de um ano, nesta mesma época, Sara terá um filho» (Gn 18,14). O anjo também […] disse a Maria: «Salve ó cheia de graça hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho» (Lc 1,28.31). Sara riu-se, pensando na sua esterilidade, tendo em conta a sua idade (v. 12); sem crer na palavra, exclamou: «Velha como estou, poderei ainda ter esta alegria, sendo também velho o meu senhor?». Maria, pensando na virgindade que queria guardar, hesitou, e disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» (Lc 1,34).

A promessa era, certamente, contra a natureza, mas Aquele que, contra toda esperança, deu Isaac a Sara, nasceu realmente, segundo a carne, da Virgem Maria. Logo que Isaac viu a luz do dia, segundo a palavra de Deus, Sara e Abraão ficaram cheios de alegria. E quando Jesus veio ao mundo, segundo o anúncio de Gabriel, Maria e José ficaram cheios de alegria. […] «Quem teria dito a Abraão que Sara, na sua velhice, aleitaria um filho?», exclamou a estéril. «Quem teria dito ao mundo que o meu seio virginal alimentaria uma criança com o meu leite?», exclamou Maria. De facto, não foi por causa de Isaac que Sara se riu, mas por causa daquele que nasceu de Maria; pois tal como João Batista manifestou a sua alegria estremecendo no seio da sua mãe, Sara manifestou a sua rindo-se.

Pelo pessoal de saúde – Confira vídeo do Papa
Rezemos para que o compromisso do pessoal de saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.