Bom dia! Evangelho de 01 de abril de 2022: Vós conheceis-Me e não Me conheceis – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Sermões sobre o Evangelho de João, n.° 31, 3-4; CCL 36, 294-295

Crédito: Arautos do Evangelho
Crédito: Arautos do Evangelho

 

6ª-feira da 4ª Semana da Quaresma
1 de Abril de 2022
Cor: Roxo

Evangelho – Jo 7,1-2.10.25-30
Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,1-2.10.25-30:
Naquele tempo:
1 Jesus andava percorrendo a Galiléia.
Evitava andar pela Judéia,
porque os judeus procuravam matá-lo.
2 Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.
10 Quando seus irmãos já tinham subido,
então também ele subiu para a festa,
não publicamente mas sim, como que às escondidas.
25 Alguns habitantes de Jerusalém disseram então:
‘Não é este a quem procuram matar?
26 Eis que fala em público e nada lhe dizem.
Será que, na verdade, as autoridades reconheceram
que ele é o Messias?
27 Mas este, nós sabemos donde é.
O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é.’
28 Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo:
‘Vós me conheceis e sabeis de onde sou;
eu não vim por mim mesmo,
mas o que me enviou é fidedigno.
A esse, não o conheceis,
29 mas eu o conheço,
porque venho da parte dele,
e ele foi quem me enviou.’
30 Então, queriam prendê-lo,
mas ninguém pôs a mão nele,
porque ainda não tinha chegado a sua hora.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia

Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja

Sermões sobre o Evangelho de João, n.° 31, 3-4; CCL 36, 294-295

Vós conheceis-Me e não Me conheceis

 

«Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis”». Que é o mesmo que dizer: «Vós conheceis-Me e não Me conheceis», ou ainda: «Sabeis de onde venho e não o sabeis. Sabeis de onde sou: Jesus de Nazaré; também conheceis a minha família». A única coisa que lhes estava oculta neste campo era o seu nascimento virginal. […] Eles conheciam acerca de Jesus tudo o que estava relacionado com a sua natureza humana: a sua aparência, a sua pátria, a sua família e o local do seu nascimento. Portanto, o Senhor tinha razão ao dizer-lhes: «Sabeis quem sou e de onde venho», segundo o corpo e a aparência humana que tinha assumido.

Enquanto, segundo a divindade, diz: «Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis». Se quereis conhecê-lo, crede naquele que Ele enviou e conhecê-lo-eis. Porque «ninguém jamais viu a Deus: o Filho único, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer» (Jo 1,18). E ainda: «Ninguém conhece quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lhe» (Lc 10,22). […] «Eu conheço-O: pedi-Me pois que vo-lo dê a conhecer. […] Venho de junto dele e foi Ele que Me enviou». Magnífica afirmação de uma dupla verdade: o Filho vem do Pai, e tudo o que é, tem-no daquele de quem é Filho. É por isso que dizemos que Jesus é «Deus de Deus» (Credo), enquanto chamamos ao Pai […] simplesmente Deus. Também dizemos que Jesus é «Luz da Luz», enquanto chamamos ao Pai […] simplesmente Luz. Eis o que significam estas palavras: «Dele venho».

Pelo pessoal de saúde
Rezemos para que o compromisso do pessoal de saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.