Bom dia! Evangelho de 17 de março de 2022: A felicidade e os desejos da alma – São Cláudio de la Colombière (1641-1682) jesuíta «Reflexões cristãs»

Crédito: Diocese de Piracicaba
Crédito: Diocese de Piracicaba

 

5ª-feira da 2ª Semana da Quaresma
17 de Março de 2022
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 16,19-31
Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males;
agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 16,19-31:
Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus:
19 ‘Havia um homem rico,
que se vestia com roupas finas e elegantes
e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20 Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas,
estava no chão à porta do rico.
21 Ele queria matar a fome
com as sobras que caíam da mesa do rico.
E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22 Quando o pobre morreu,
os anjos levaram-no para junto de Abraão.
Morreu também o rico e foi enterrado.
23 Na região dos mortos, no meio dos tormentos,
o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão,
com Lázaro ao seu lado.
24 Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim!
Manda Lázaro molhar a ponta do dedo
para me refrescar a língua,
porque sofro muito nestas chamas’.
25 Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te
que tu recebeste teus bens durante a vida
e Lázaro, por sua vez, os males.
Agora, porém, ele encontra aqui consolo
e tu és atormentado.
26 E, além disso, há um grande abismo entre nós:
por mais que alguém desejasse,
não poderia passar daqui para junto de vós,
e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27 O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico,
manda Lázaro à casa do meu pai,
28 porque eu tenho cinco irmãos.
Manda preveni-los, para que não venham também eles
para este lugar de tormento’.
29 Mas Abraão respondeu:
‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’
30 O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão,
mas se um dos mortos for até eles,
certamente vão se converter’.
31 Mas Abraão lhe disse:
`Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas,
eles não acreditarão,
mesmo que alguém ressuscite dos mortos’.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Cláudio de la Colombière (1641-1682)
jesuíta
«Reflexões cristãs»

A felicidade e os desejos da alma

 

A felicidade na outra vida consiste na realização de todos os desejos; nesta vida, consiste no aniquilamento de todos os desejos. […] Os desejos vão aumentando à medida que vamos obtendo aquilo que desejámos; a posse daquilo que desejámos mais não faz que alimentar novos desejos, sem jamais saciar a alma. A alma deseja apenas este fardo porque se convenceu, seduzida pelos sentidos e pelas falsas opiniões dos homens, que com ele ficará satisfeita.

Porém, verificando que se trata apenas de uma gota de água num abismo, volta-se para outros objetos, que os sentidos lhe apresentam como bens capazes de a preencher. O rico mau pedia apenas uma gota de água: a isso se reduziam os seus desejos. Pensai se uma gota permitiria matar-lhe a sede; nem pensar. Se todos os nossos desejos fossem realizados nesta vida, deixaríamos de pensar na outra; é por isso que Deus, que nos ama, gere as coisas doutra maneira. […]

Será neste mundo que alcançamos a verdadeira felicidade? Poderão os prazeres do mundo que a princípio nos saciam, as honras, a glória e as riquezas que jamais saciam, os falsos bens, alguns dos quais repugnam enquanto outros nos tornam famintos, mas que desaparecem todos como fumo, e cuja utilização é sempre perturbada por uma combinação infinita de males e pela terrível imagem da morte, onde todos eles terminam – poderão todos eles gerar felicidade?

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de março, rezemos:
Pela resposta cristã aos desafios da bioética – Confira vídeo do Papa 
Rezemos para que nós, cristãos, diante dos novos desafios da bioética, promovamos sempre a defesa da vida com a oração e a ação social.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.