Bom dia! Evangelho de 14 de março de 2022: «Dai e dar-se-vos-á» – Beato Columba Marmion (1858-1923) abade «O bom zelo»

Crédito: Notícias Canção Nova
Crédito: Notícias Canção Nova

 

2ª-feira da 2ª Semana da Quaresma
14 de Março de 2022
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 6,36-38
Perdoai e sereis perdoados.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,36-38
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
36 Sede misericordiosos,
como também o vosso Pai é misericordioso.
37 Não julgueis e não sereis julgados;
não condeneis e não sereis condenados;
perdoai, e sereis perdoados.
38 Dai e vos será dado.
Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante
será colocada no vosso colo;
porque com a mesma medida com que medirdes os outros,
vós também sereis medidos.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Beato Columba Marmion (1858-1923)
abade
«O bom zelo»

«Dai e dar-se-vos-á»

 

Cristo Jesus não deixará a nossa generosidade sem recompensa. Pois foi Ele próprio, fonte de todas as graças e de toda a verdade, que nos prometeu: «Dai e dar-se-vos-á». Quem dá ao próximo recebe de Deus. Há almas que não progridem no amor de Deus porque Deus Se mostra avaro com elas; mas Deus só Se mostra avaro porque elas são egoístas e não querem dar-se a Cristo nos seus membros. […] «A medida que usardes com os outros será usada também convosco».

É esse o segredo da esterilidade espiritual de muitas almas: Deus abandona ao isolamento aqueles que se rodeiam de precauções para protegerem a sua tranquilidade egoísta: fechando-se ao próximo, essas almas fecham-se a Deus. E, como Deus é a fonte de todas as graças e sem Ele nada podemos fazer que nos mereça a felicidade eterna, o que pode esperar uma alma que fecha voluntariamente as avenidas da graça? Deus deixa-Se tocar pela nossa miséria, mas com a condição de sermos sensíveis às misérias e às necessidades dos nossos irmãos. […]

Demos, pois, sem reservas e ouçamos Nosso Senhor dizer-nos: «Eu, que sou Deus, amei este próximo, entreguei-Me por ele e chamo-o à mesma felicidade eterna a que te chamo a ti; porque não o amas, senão na mesma medida em que Eu o amei, pelo menos com todo o ardor de que fores capaz, por causa de Mim e em Mim?».

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de março, rezemos:
Pela resposta cristã aos desafios da bioética
Rezemos para que nós, cristãos, diante dos novos desafios da bioética, promovamos sempre a defesa da vida com a oração e a ação social.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.