Neste sábado, 05 de fevereiro de 2022, a Diocese de Blumenau deu um passo histórico em sua caminhada de evangelização.
Dom Rafael Biernaski, respectivo bispo diocesano reuniu-se com o novo Secretariado Diocesano, convocado por ele. A tarefa da nova equipe, presidida pelo bispo e pelo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Carlos Evangelista da Silva, consiste em pôr em prática a sinodalidade da nossa Igreja Particular, servindo ao povo de Deus presente em nossas paróquias e comunidades.
Não faltou assunto para o proveitoso encontro. Desde a leitura orante do Evangelho do dia até a preparação de outra importante entidade sinodal que é o Conselho diocesano de Pastoral, agendado para o próximo dia 19 de março. E mais: o questionário enviado pelo Papa Francisco que todas as instancias pastorais da Diocese deverão responder, como também comunidades não católicas de boa vontade poderão somar-se nesse mutirão do povo de Deus. Ainda o Secretariado diocesano abordou a Campanha da Fraternidade 2022, as novas coordenações pastorais, o 16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, a realizar-se na Arquidiocese de Florianópolis nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2022, agendas pastorais.
Como atividade do Congresso da Pastoral Familiar, a imagem da Sagrada Família peregrinará pelas dioceses de Santa Catarina. Blumenau receberá a sagrada imagem no início do próximo mês de abril, trazida solenemente pela Diocese de Joinville. Por sua vez, Blumenau, após a visita a todas as paróquias, em cronograma a ser anunciado, no início de maio próximo, levará o eloquente símbolo evangelizador até a Diocese de Criciúma.
Igreja sinodal é desejo do Papa Francisco!
Correspondamos-lhe com nossa generosa e filial participação para que a Igreja entre nós manifeste-se viva, atenta à missão, principalmente no socorro aos fragilizados e sofredores!
________________
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring