«A sabedoria de Deus é justificada»: Deus chama-nos à conversão – São Clemente de Alexandria (150-c. 215), teólogo

«Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo» (Lc 3,11) –  – Palavra de vida sugerida pelo Movimento dos Focolares para este mês de dezembrol

Dia 12 de dezembro de 2014 – Sexta-feira da 2a semana do Advento

Na Diocese de Blumenau, 15º aniversário de criação da Diocese– Ano da Missão Diocesana

Evangelho segundo S. Mateus 11,16-19:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras,
dizendo: 'Tocamos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!’
Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está possesso!’
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.»
 

Comentário do dia
São Clemente de Alexandria (150-c. 215), teólogo
Protréptico, 9, 87-88; SC 2

«A sabedoria de Deus é justificada»: Deus chama-nos à conversão

Ninguém é tão tocado pelas exortações dos outros santos como pelas do Senhor, com todo o seu amor pelos homens, pois a sua única preocupação é salvar o homem. Assim pois, para mais depressa levar os homens a salvarem-se, Ele exclama: «O Reino dos céus está próximo» (Mc 1,15), procurando converter os homens que se aproximam dele. Do mesmo modo, o apóstolo do Senhor torna-se […] intérprete da voz de Deus: «O Senhor está perto; para que aquele dia não vos surpreenda como um ladrão» (cf Fl 4,5; 1Tess 5,4).

Mas vós sentis tão pouco temor, ou antes, sois tão incrédulos que não credes, nem no próprio Senhor nem em Paulo, sobretudo quando este é preso por Cristo? (Fl 1,13) «Saboreai e vede como é bom o Senhor!» (Sl 33,9) A fé vos introduzirá, a experiência vos ensinará, as Escrituras, qual pedagogo, vos guiarão. Elas dizem-vos: «Vinde, meus filhos, ouvi-me. Eu vos ensinarei o temor do Senhor»; e depois, quando já cremos, acrescentam: «Quem é o homem que ama a vida e deseja largos dias? (Sl 33,12-13) – Somos nós, diremos, os adoradores do bem, os êmulos dos bons. — Escutai então, “vós que estais longe”, escutai, “vós que estais perto”» (Is 57,19). O Verbo não Se escondeu de ninguém; Ele é uma luz comum, que brilha para todos os homens, pois para Ele não há estranhos.

Corramos, pois, para a salvação, para o novo nascimento. Apressemo-nos, nós que somos muitos, a reunir-nos num só rebanho (Jo 10,16), persigamos a unidade seguindo apenas a Cristo. Assim, a união de muitas vozes, quando a sua dissonância e a sua dispersão tiverem sido submetidas à harmonia divina, constituirá finalmente uma única sinfonia. E o coração, obedecendo ao seu mestre, o Verbo, apenas encontrará repouso na própria verdade, quando puder dizer: «Abba, Pai» (Mc 14,36).

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de dezembro, rezemos nas seguintes intenções:

Universal – Natal, esperança para a humanidade
Para que o nascimento do Redentor traga paz e esperança a todos os homens de boa vontade.

Pela Evangelização – Pais evangelizadores
Para que os pais sejam autênticos evangelizadores, transmitindo aos filhos o dom precioso da fé.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.