Bom dia! – Evangelho de hoje, 20 de agosto de 2021: «O maior e o primeiro mandamento» – Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787) bispo, doutor da Igreja Oitava homília para a novena de Natal

6ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum
20 de Agosto de 2021
Cor: Branco

Evangelho – Mt 22,34-40
Amarás o Senhor teu Deus, e ao
teu próximo como a ti mesmo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40:
Naquele tempo:
34 Os fariseus ouviram dizer que Jesus
tinha feito calar os saduceus.
Então eles se reuniram em grupo,
35 e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
36 ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’
37 Jesus respondeu: ‘`Amarás o Senhor teu Deus
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
e de todo o teu entendimento!’
38 Esse é o maior e o primeiro mandamento.
39 O segundo é semelhante a esse:
`Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’.
40 Toda a Lei e os profetas
dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação!

 

Comentário do dia 
Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787)
bispo, doutor da Igreja
Oitava homília para a novena de Natal

«O maior e o primeiro mandamento»

Para podermos amar muito a Deus no Céu, temos primeiro de O amar muito na Terra. O grau do nosso amor a Deus no fim da vida será a medida do nosso amor a Deus durante a eternidade. Queremos adquirir a certeza de nunca nos separarmos desse Bem soberano na vida presente? Estreitemo-lo cada vez mais nos laços do nosso amor, dizendo-Lhe com a esposa do Cântico dos Cânticos: «Encontrei Aquele que o meu coração ama. Abracei-O e não O largarei» (Ct 3,4).

Como foi que a sagrada esposa abraçou o seu Bem-Amado? «Com os braços da caridade», responde Guilherme. […] «É com os braços da caridade que abraçamos a Deus», retoma Santo Ambrósio. Feliz daquele que pode bradar com São Paulino: «Para os ricos, as suas riquezas, para os reis, os seus reinos! A nossa glória, a nossa riqueza e o nosso reino são Cristo!» E com Santo Inácio: «Dá-me apenas o teu amor e a tua graça, que isso me basta». Faz que Te ame e que seja amado por Ti; nada mais desejo nem tenho a desejar.

Intenção pela evangelização – A Igreja – Vídeo do Papa A Igreja a caminho
Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.