Cerca de duas mil pessoas estiveram neste domingo, 25, na Catedral São Paulo Apóstolo, no centro de Blumenau (SC), para a missa solene de abertura da ‘missão continental’, um compromisso firmado pela igreja católica na Conferência de Aparecida, em 2007.
"O objetivo da ação é incentivar todas as comunidades católicas a terem o espírito missionário", explica o padre Raul Kestring, responsável pela pastoral de comunicação da Diocese de Blumenau.
O projeto foi uma das vertentes discutidas durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, realizada em Aparecida (SP), com a presença do papa Bento XVI, em maio de 2007. "A Diocese de Blumenau já possui uma comissão missionária, formada por padres, diáconos e leigos que procuram animar essa dimensão da evangelização", diz Kestring.
Apesar de a Diocese já realizar obras no âmbito da proposta, a celebração de início oficial aconteceu às 17h deste domingo, 25. "A missa durou cerca de duas horas e houve até encenações teatrais no altar", conta o blumenauense Jaime Batista da Silva.
Também por meio do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), a Diocese promove encontros para viabilizar o projeto.