Brasília, 28 de agosto de 2014
SG. Nº. 0687/14
Exmº e Revmº Sr Arce/Bispo
Como acontece nos anos eleitorais, a CNBB tem produzido alguns subsídios para a formação política dos cristãos no momento em que se realiza a propaganda eleitoral no rádio e na TV. Indicamos e recomendamos o uso de dois subsídios:
1. Cartilha “Eleições 2014: seu voto tem consequências”
Sob a coordenação do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) e com a participação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNL), do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (NESP), da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e do Iser Assessoria, já foi lançada a cartilha “Eleições 2014: seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade”. Para adquiri-la, basta entrar em contato com o Centro de Pastoral Popular, pelo telefone 0800 80 8353, ou pelo e-mail: [email protected].
2. Vídeos Eleições 2014: Voto Brasil
Como já ocorrido nas eleições de 2012, em parceria com o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (NESP), recomendamos a utilização do DVD da campanha chamado “Eleições 2014: voto no Brasil”. Utilizando-se do método VER-JULGAR-AGIR, o DVD contém uma série de seis programas (de oito a dez minutos cada) que apresentam temas importantes para a reflexão e o debate dos cristãos durante o processo eleitoral.
Os seis programas estão disponíveis no site da CNBB para ser baixados, no seguinte endereço: www.cnbb.org.br
Os vídeos poderão ser acessados, também, no endereço do NESP [www.pucminas.br/nesp]. O DVD dispõe de um menu relativo ao tema proposto para reflexão e debate.
Estamos envidando esforços para que os programas sejam exibidos também por emissoras de TV católicas. Não obstante, temos plena consciência de que é através das paróquias, comunidades, pastorais e movimentos eclesiais que um número significativo de cristãos terá contato com os conteúdos apresentados nos programas. A partir dessa primeira sensibilização, poderão se atentar para a importância da escolha de bons candidatos, comprometidos com a ética e a verdade. Serão estimulados, também, a acompanharem sistematicamente aqueles que serão eleitos.
Portanto, a acolhida e o envolvimento dos senhores bispos, sacerdotes e demais ministros a essa nossa iniciativa se constitui em importante estratégia para que contribuamos de maneira significativa para a melhoria dos quadros políticos do nosso país.
Com toda estima, no Senhor,
+Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
+Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo Auxiliar de Belo Horizonte
Presidente da Comissão Episcopal Educação e Cultura