«Eu, porém, digo-vos: amai os vossos inimigos» – São Cesário de Arles (470-543) monge, bispo Sermões ao povo, n.° 37; SC 243

Sábado da 1ª Semana da Quaresma
27 de Fevereiro de 2021
Cor: Roxo

 

Evangelho – Mt 5,43-48
Sêde perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
43 Vós ouvistes o que foi dito:
‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’
44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos
e rezai por aqueles que vos perseguem!
45 Assim, vos tornareis filhos
do vosso Pai que está nos céus,
porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,
e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam,
que recompensa tereis?
Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47 E se saudais somente os vossos irmãos,
o que fazeis de extraordinário?
Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48 Portanto, sede perfeitos
como o vosso Pai celeste é perfeito.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Cesário de Arles (470-543)
monge, bispo
Sermões ao povo, n.° 37; SC 243

«Eu, porém, digo-vos: amai os vossos inimigos»

Algum de vós poderá dizer: «Não sou capaz de amar os meus inimigos». Deus diz-te constantemente, nas Escrituras, que és capaz, e tu respondes-Lhe que não és? Reflete comigo: em quem deves acreditar, em Deus ou em ti? Uma vez que Aquele que é a própria Verdade não pode mentir, que a fraqueza humana abandone as suas desculpas fúteis. Aquele que é justo não pode ordenar coisas impossíveis, nem Aquele que é misericordioso condenará um homem por algo que este não era capaz de evitar. Nesse caso, a que se devem as nossas hesitações? Ninguém sabe melhor aquilo de que somos capazes do que Aquele que nos tornou capazes de o realizar. Há tantos homens, tantas mulheres e crianças, tantas jovens delicadas que por amor de Cristo suportaram as chamas, o fogo, o gládio e as feras de forma imperturbável, e nós dizemos que não somos capazes de suportar insultos de gente tola? […]

Se só tivéssemos de amar os bons, que diríamos do comportamento do nosso Deus, sobre quem está escrito: «De tal modo amou Deus o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito»? (Jo 3,16) Que bem tinha o mundo feito para que Deus o amasse desta maneira? Cristo nosso Senhor veio encontrar todos os homens, não somente maus, mas mortos pelo pecado original; e contudo, «amou-nos e entregou-Se a Si mesmo por nós» (Ef 5,2). Ou seja, amou também aqueles que não O amavam, como observa o apóstolo Paulo: «Cristo morreu pelos pecadores» (Rm 5,6); e, na sua misericórdia inexprimível, deu este exemplo a todo o gênero humano: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração» (Mt 11,29).

Intenção universal – A violência contra as mulheres
Rezemos pelas mulheres vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e os seus sofrimentos sejam considerados e escutados.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.