Voltai a Mim e vivereis! – Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787) bispo, doutor da Igreja «Maneira de conversar com Deus»

Sábado depois das Cinzas da Quaresma
20 de Fevereiro de 2021
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 5,27-32
Eu não vim chamar os justos,
mas os pecadores para a conversão.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,27-32:
Naquele tempo:
27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi,
sentado na coletoria.
Jesus lhe disse: ‘Segue-me.’
28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Depois, Levi preparou em casa
um grande banquete para Jesus.
Estava aí grande número de cobradores de impostos
e outras pessoas sentadas à mesa com eles.
30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam
e diziam aos discípulos de Jesus:
‘Por que vós comeis e bebeis
com os cobradores de impostos e com os pecadores?’
31 Jesus respondeu:
‘Os que são sadios não precisam de médico,
mas sim os que estão doentes.
32 Eu não vim chamar os justos,
mas sim os pecadores para a conversão.’
Palavra da Salvação.

Comentário do dia 
Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787)
bispo, doutor da Igreja
«Maneira de conversar com Deus»

Voltai a Mim e vivereis!

Quereis dar ao Deus que vos ama um sinal de confiança íntima, com o qual Ele ficará extremamente tocado? Quando cometerdes alguma falta, não hesiteis em vos lançar imediatamente a seus pés, para Lhe pedir perdão. Compreendei bem: Deus tem tal inclinação para o perdão que, quando o pecador se obstina em viver longe dele e privado da vida da sua graça, geme pela sua perdição e lhe dirige um apelo cheio de ternura: «Porque quereis morrer, casa de Israel, meu povo? […] Voltai a Mim e vivereis!» (Ez 18,31-32); e promete acolher a alma fugidia quando ela se lançar nos seus braços: «Voltai para Mim e Eu voltarei para vós» (Zc 1,3).

Oh, se os pobres pecadores compreendessem com que bondade Nosso Senhor os espera para lhes perdoar! «O Senhor espera o momento de ter piedade de vós» (Is 30,18). Se compreendessem que Ele tem pressa, não de os castigar, mas de os ver convertidos, a fim de os abraçar e os apertar ao coração! Ouçamos a sua declaração solene: «Por minha vida, diz o Senhor Deus, Eu não quero a morte do ímpio, mas que se converta e viva» (Ez 33,11). […]

O próprio Deus declarou formalmente que, quando uma alma se arrepende de O ter ofendido, Ele perde até a memória do seus pecados: «Eu não recordarei as suas iniquidades» (Ex 18,22). Assim pois, se cairdes em alguma falta, erguei os olhos para o Senhor, fazei um ato de amor e, confessando os vossos pecados, tende a certeza do seu perdão.

Intenção universal – A violência contra as mulheres
Rezemos pelas mulheres vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e os seus sofrimentos sejam considerados e escutados.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.