Batismo do Senhor do Natal
10 de Janeiro de 2021
Cor: Branco
Evangelho – Mc 1,7-11
Tu és meu filho amado; em ti ponho meu bem-querer.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,7-11:
Naquele tempo:
7 João Batista pregava, dizendo:
‘Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.
Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias.
8 Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo.’
9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia,
e foi batizado por João no rio Jordão.
10 E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo,
e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
11 E do céu veio uma voz:
‘Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho meu bem-querer.’
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São Máximo de Turim (?-c. 420)
bispo
Sermão para a festa da Epifania
«Ele batizar-vos-á no Espírito Santo»
Hoje, o Senhor Jesus recebeu o batismo, quis lavar o seu corpo nas águas do Jordão. Porque foi que Ele, que era o Santo, quis ser batizado? Cristo não é batizado para ser santificado pelas águas, mas para santificar as águas e purificar, com esse ato, as ondas que toca. Trata-se, pois, da consagração das águas e não da consagração de Cristo. Porque, desde que o Salvador foi lavado, todas as águas se tornaram puras em vista ao nosso batismo; a fonte foi purificada para que a graça fosse proporcionada aos povos que viriam no futuro.
Cristo avança, pois, como primeiro no batismo, para que os povos cristãos O sigam sem hesitar Entrevejo aqui um mistério. Não é certo que a coluna de fogo tomou a dianteira no mar Vermelho, para encorajar os filhos de Israel a seguirem atrás dela? A coluna atravessou as águas para abrir caminho aos que vinham depois, e este acontecimento foi, segundo o testemunho do apóstolo Paulo, um símbolo do batismo (1Cor 10,1s).
Era sem dúvida uma espécie de batismo, em que os homens eram cobertos pela nuvem e conduzidos pelas águas. E tudo isto foi concluído pelo mesmo Cristo Nosso Senhor, que precede no batismo todos os povos cristãos na coluna do seu corpo, como precedeu no mar os filhos de Israel na coluna de fogo. A mesma coluna que, outrora, iluminou os olhos dos caminhantes, dá agora a luz ao coração dos crentes; então, traçou nas ondas uma estrada sólida, agora, fortalece neste banho os passos da fé.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de janeiro, rezemos na seguinte intenção:
Intenção pela evangelização – A fraternidade humana
Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões, rezando uns pelos outros, abertos a todos.