Igreja Católica no Brasil celebra Dia Nacional da Juventude

A Igreja Católica no Brasil está se preparando para realizar mais um Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, que é organizado pela Pastoral da Juventude (PJ), todos os anos traz uma reflexão em favor da juventude brasileira. Este ano, a reflexão tem como tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, e lema “Juventude em marcha contra a violência”.
Na arquidiocese de Belo Horizonte, o DNJ será celebrado a partir das 13h do dia 25, no ginásio poliesportivo de Betim. Apresentações de dança, música, teatro, celebração da vida e shows de bandas serão as principais atrações.

A arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro vai reunir a juventude para celebrar o dia, no Centro de Convivência Padre Miguel, a partir das 9h. “O evento é para apresentar o rosto jovem da Igreja, para que os jovens possam despertar e ter uma experiência com Deus”, lembra o coordenador da PJ na arquidiocese, Thiago de França. Entre as atrações da programação, estão: apresentação de bandas católicas, momentos de oração, palestras, testemunhos e celebrações eucarísticas.

A Igreja de Curitiba (PR) antecipou um dia para a realização do DNJ-2009. Para celebrar a data, a expectativa é que três mil jovens se mobilizem para sair às ruas e protestar contra os índices de violência que vêm assolando a juventude daquele estado.  A programação tem início às 8h30, com concentração em frente à catedral basílica. A celebração do DNJ será aberta pelo bispo auxiliar, dom João Carlos Seneme. Estão sendo preparadas também atividades que incluem apresentações teatrais, danças, malabares e um ato público pela paz, com a apresentação do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti.

Em Teresina (PI), a Comissão Arquidiocesana da Juventude (Caju) prepara para os dias 25 e 26, uma programação especial para o DNJ, que vai reunir jovens de todas as paróquias da arquidiocese, através dos grupos de jovens, pastorais e movimentos de juventude.

O DNJ

O Dia Nacional da Juventude foi celebrado pela primeira vez por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU em 1985. Surgiu, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens, mas com o objetivo de tornar essas discussões mais próximas da realidade da juventude brasileira. O evento faz parte das atividades permanentes da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB), que acontece em sintonia com a Semana da Cidadania e a Semana do Estudante.  
 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.