«Como tinha prometido a nossos pais» – Homilia grega do século IV Atribuída a São Gregório de Neocesareia ou São Gregório Taumaturgo, n.º 2; PG 10, 1156

Últimos dias antes do Natal – 22 de dezembro do Advento
22 de Dezembro de 2020
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 1,46-56
O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,46-56:
Naquele tempo:
46 Maria disse:
‘A minha alma engrandece o Senhor,
47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48 porque olhou para a humildade de sua serva.
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
49 porque o Todo-poderoso
fez grandes coisas em meu favor.
O seu nome é santo,
50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o temem.
51 Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os soberbos de coração.
52 Derrubou do trono os poderosos
e elevou os humildes.
53 Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias.
54 Socorreu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia,
55 conforme prometera aos nossos pais,
em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.’
56 Maria ficou três meses com Isabel;
depois voltou para casa.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Homilia grega do século IV
Atribuída a São Gregório de Neocesareia ou São Gregório Taumaturgo, n.º 2; PG 10, 1156

«Como tinha prometido a nossos pais»

Maria disse então: «A minha alma glorifica  o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. […] Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». A Virgem ultrapassa a perfeição do patriarca e confirma a aliança que Deus estabeleceu com Abraão, ao dizer: «Eis o pacto que estabeleci entre Mim e vós» (Gn 17,11). […] É o canto desta profecia que a Santa Mãe dirige a Deus quando Lhe diz: «A minha alma glorifica o Senhor […]. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. Ao querer que eu fosse a Mãe de Deus, Ele preservou a minha virgindade. No meu seio recapitula-se, para ser santificada, a plenitude de todas as gerações, pois Ele abençoou todas as idades, homens, mulheres, jovens, crianças, idosos». […]

«Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes». […] Os humildes, os povos pagãos, que estavam famintos de justiça (Mt 5,6), foram exaltados. Ao tornarem visível a sua humildade e a sua fome de Deus, solicitando a palavra de Deus como a cananeia pediu as migalhas (Mt 15,27), eles ficaram saciados com as riquezas contidas nos mistérios divinos. Pois Jesus Cristo, nosso Deus, distribuiu todo o lote dos favores divinos aos pagãos. «Acolheu a Israel, seu servo», não um Israel qualquer, mas o seu filho, cujo elevado nascimento Ele honra.

Por isso, a Mãe de Deus chama a este povo seu filho e seu herdeiro. Ao ver este povo esgotado pela letra, extenuado pela Lei, Ele chamou-o à sua graça. Ao dar este nome a Israel, ergueu-o, «lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Estas palavras são um resumo de todo o mistério da nossa salvação. Querendo salvar a humanidade e selar a aliança estabelecida com os nossos pais, Jesus Cristo «inclinou os Céus e desceu» (Sl 17,10), manifestando-Se a nós, colocando-Se ao nosso alcance para que O pudéssemos ver, tocar e ouvir falar.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de dezembro, rezemos na seguinte intenção:

Intenção de oração pela evangelização – Para uma vida de oração
Rezemos para que a nossa relação pessoal com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração.

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.