«És tu Aquele que havia de vir?» – Santo Ambrósio (c. 340-397) bispo de Milão, doutor da Igreja Comentário ao Evangelho de Lucas

4ª feira da 3ª Semana do Advento
16 de Dezembro de 2020
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 7,19-23
Ide contar a João o que vistes e ouvistes.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,19-23:
Naquele tempo: João convocou dois de seus discípulos,
19 e mandou-os perguntar ao Senhor:
‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’
20 Eles foram ter com Jesus, e disseram:
‘João Batista nos mandou a ti para perguntar:
`És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?”
21 Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades
e espíritos malignos a muitas pessoas,
e fez muitos cegos recuperarem a vista.
22 Então, Jesus lhes respondeu:
‘Ide contar a João o que vistes e ouvistes:
os cegos recuperam a vista,
os paralíticos andam, os leprosos são purificados,
os surdos ouvem, os mortos ressuscitam,
e a Boa Nova é anunciada aos pobres.
23 E feliz é aquele
que não se escandaliza por causa de mim!’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia
Santo Ambrósio (c. 340-397)
bispo de Milão, doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho de Lucas

«És tu Aquele que havia de vir?»

O Senhor, sabendo que sem o Evangelho ninguém pode ter uma fé plena – porque se a Bíblia começa pelo Antigo Testamento, é no Novo que ela atinge a perfeição –, não esclarece as questões que Lhe colocam acerca dele próprio por palavras, mas apontando os seus atos. «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho; e feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda».

Este testemunho é completo porque foi acerca dele que foi profetizado: «O Senhor liberta os prisioneiros; o Senhor dá vista aos cegos; o Senhor levanta os caídos. […] O Senhor reinará eternamente» (Sl 145,7s). Estas são marcas de um poder que não é humano, mas divino. […] Contudo, estes atos são pequenos exemplos do testemunho trazido por Cristo. O que funda a plenitude da fé é a cruz do Senhor, a sua morte, o seu sepulcro. É por isso que, depois da resposta que citamos, Ele acrescenta: «E feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda».

Com efeito, a cruz podia provocar a queda dos próprios escolhidos, mas não há testemunho maior de uma pessoa divina, nada que mais ultrapasse as forças humanas, que esta oferta de um só pelo mundo inteiro. É só assim que o Senhor Se revela plenamente. Aliás, é assim que João O designa: «Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo» (Jo 1,29).

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de dezembro, rezemos na seguinte intenção:

Intenção de oração pela evangelização – Para uma vida de oração
Rezemos para que a nossa relação pessoal com Jesus Cristo se alimente da Palavra de Deus e de uma vida de oração.

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.