«Destruí este templo, e em três dias o levantarei!» – São John Henry Newman (1801-1890) teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra «A Igreja é uma casa para os que estão sós», PPS, vol. 4, n.° 12

Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma) . Festa
9 de Novembro de 2020
Cor: Branco

Evangelho – Jo 2,13-22
Jesus estava falando do Templo do seu corpo.

+ Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,13-22:

13 Estava próxima a Páscoa dos judeus
e Jesus subiu a Jerusalém.
14No Templo,
encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas
e os cambistas que estavam aí sentados.
15 Fez então um chicote de cordas
e expulsou todos do Templo,
junto com as ovelhas e os bois;
espalhou as moedas
e derrubou as mesas dos cambistas.
16 E disse aos que vendiam pombas:
“Tirai isto daqui!
Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”
17 Seus discípulos lembraram-se, mais tarde,
que a Escritura diz:
“O zelo por tua casa me consumirá”.
18 Então os judeus perguntaram a Jesus:
“Que sinal nos mostras para agir assim?”
19 Ele respondeu:
“Destruí, este Templo,
e em três dias o levantarei”.
20 Os judeus disseram:
“Quarenta e seis anos
foram precisos para a construção
deste santuário e tu o levantarás em três dias?”
21 Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo.
22 Quando Jesus ressuscitou,
os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito
e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São John Henry Newman (1801-1890)
teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra
«A Igreja é uma casa para os que estão sós», PPS, vol. 4, n.° 12

«Destruí este templo, e em três dias o levantarei!»

O Templo judaico, visível e material, estava confinado a um lugar. Nele não cabia o mundo inteiro, nem sequer uma nação, mas apenas um grupo reduzido de pessoas. O templo cristão, pelo contrário, é invisível e espiritual, e pode erguer-se em qualquer sítio. […] Jesus diz à Samaritana: «Mas chega a hora, e é já, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade» (Jo 4,23). «Em espírito e em verdade», porque a sua presença só pode ser real se for invisível. O real não é o que é visível; o que é material desagregar-se-á; o que está num lugar determinado é apenas um fragmento.

No regime cristão, o templo de Deus é qualquer local onde os cristãos se reunirem em nome de Cristo; Ele está presente de forma completa em cada local, como se não estivesse em nenhum outro. E podemos entrar nesse templo, e juntar-nos aos santos que nele moram, à família celeste de Deus, de forma tão real como o adorador judeu entrava no recinto visível do Templo. Não vemos este nosso templo espiritual, mas essa é a condição para que ele esteja em toda a parte; pois não estaria em toda a parte se o víssemos num local específico. Nada vemos, mas de tudo fruímos.

Já os profetas do Antigo Testamento no-lo apresentaram assim. Escreve Isaías «No fim dos tempos, o monte do templo do Senhor estará firme, será o mais alto de todos, dominará sobre as colinas e a ele acorrerão todas as gentes» (Is 2,2). O templo cristão foi revelado a Jacó […] quando, em sonhos, viu «uma escada apoiada na Terra, cuja extremidade tocava o Céu; e, ao longo desta escada, subiam e desciam mensageiros de Deus» (Gn 28,12); mas também ao servo de Eliseu: «O Senhor abriu os olhos do servo, e ele viu o monte repleto de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu» (2Rs 6,17).

Trata-se de antecipações do que seria estabelecido com a chegada de Cristo, que «abriu o Reino de Deus a todos os crentes». Por isso, São Paulo diz: «Vós, porém, aproximastes-vos do monte Sião e da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celeste, de miríades de anjos, do banquete celeste» (Hb 12,22).

Neste mês de novembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração universal – A inteligência artificial
Rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano.

 

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